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Por EllyAraujo
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No documentário da Netflix "O dilema das redes", deixa explícito a manipulação de conteúdo pela rede de dados da internet. O mundo digital vem interferindo no ciclo social dos indivíduos, e a aceitação em grupos vem embasados no consumismo estipulado pelas redes. Sendo assim, diante dessa realidade instável devido a baixa atuação do estado e a falta de educação tecnológica, faz-se necessário analisar seriamente as raízes dessa problemática de maneira imediata.

Primeiramente, é essencial destacar que a baixa atuação governamental, no que conerce a criação de mecanismos que impessam tais ocorrências é extremamente falha. Todavia, a fim de assegurar a segurança do usuário cibernético de crimes organizacionais, foi sancionada em 2018 a Lei 9.637 que tem como princípios garantir a integridade, confidencialidade, e autencidade na base de dados. Porém a legislação é falha, falta uma maior atuação na investigação desses crimes, pois milhares de pessoas tem seus dados roubados através de sites fraudulentos.

Outrossim, na série da Netflix "Black Mirror", aborda a manipulação de conteúdo de base de dados, para aumentar os níveis de comunismo e aceitação em grupos. Assim, não tão distante das telas o consumo exagerado de jovens no país está intimamente ligado ao número de seguidores e "likes". Sendo assim, a indústria da internet usa dados pessoais e de navegação para manipular os usuários, se tornando um mercado lucrativo. Com isso a falta de educação tecnológica e financeira, torna os indivíduos seres alienados.

Portanto, é fulcral que medidas cabíveis sejam tomadas, para conter o avanço dessa problemática. Dessarte, com o intuito de amenizar a manipulação de indivíduos, necessita-se que o Ministério da Educação por meio das grandes mídias, promova campanhas nas redes sociais sobre os limites da internet e os perigos da coleta de dados. Além disso, a fiscalização deve ser mais efetiva, com a finalidade de garantir os direitos previstos em lei.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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