Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de segurança às minorias. Segundo o site CNN Brasil, em 2021, foi realizado um investimento de 160 bilhões de reais em segurança pública, mas apenas 1,9 bilhão em inteligência para o setor de segurança. Nesse sentido, a inteligência é fundamental para a qualidade do planejamento e, consequentemente, para a solução dos crimes. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do ''contrato social'', já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis , como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de um estudo sociológico como impulsionador da repressão aos grupos minoritários. Diante de tal exposto, a falta de uma análise profunda na mudança de comportamento dos indivíduos contribui para que a conduta social da maioria das pessoas não evolua, como afirma o site Jus Brasil. Desse modo, a transformação social fica estagnada, deixando de lado a condição obsoleta dos nossos sistemas e a proteção aos indivíduos mais vulneráveis. Logo, é inadmissível que este cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio de mais investimentos sólidos na segurança nacional, garanta o mesmo nível de proteção para todos os cidadãos, com o objetivo de diminuir os crimes praticados contra as minorias sociais. É dever, também, da Sociologia Brasileira estudar os comportamentos dos brasileiros, com o objetivo de promover um estudo detalhado acerca das mudanças ocorridas em tal contexto, para que o comportamento brasileiro evolua. Assim, consolidar-se-á uma sociedade mais justa e evoluída, no qual o Estado desempenhe corretamente seu ''contrato social'', tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.