Por Girly
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#42278
No contexto atual, há um notável público infanto juvenil entregue ao tabagismo, prática que traz diversos malefícios a eles. Segundo o Ministério da Saúde, 18,5% dos jovens já experimentaram cigarros, muitas vezes influenciadas dentro de casa pelos próprios pais. Ademais a isso, o uso de cigarros traz complicações a saúde, transtornos sociais e problemas ambientais. Certamente desde cedo as crianças e adolescentes devem ser alertados do perigo do tabagismo.

Em primeiro plano, pode-se citar uma teoria de John Locke que diz: "o ser humano é uma tela em branco que é preenchida por experiências e influências", nesse contexto sabe-se que muitas crianças crescem em meio à famílias fumantes e assim desde cedo tornam-se fumantes passivos sendo induzidos a fumar ativamente no futuro. Além disso o cérebro adolescente é vulnerável a dependência química e assim o jovem adentra em um vício que pode acarretar em transtornos na escola, em casa e nos demais ambientes públicos.

Em segundo plano, o mal que o tabaco traz a saúde é tremendo. Objetos de tabagismo trazem em sua composição a nicotina, que causa uma rápida dependência, dentre tantos outras toxinas e substâncias que muitas pessoas nem imaginam estar presentes em cigarros, como cera de vela, formol, acetona, veneno de rato. Sem contar o grande prejuízo ambiental que o tabaco ocasiona desde o seu cultivo até seu consumo, prejudicando o ar, o solo, os animais e consequentemente a população.

Portanto, torna-se necessário aperfeiçoar medidas já existentes para evitar que crianças e adolescentes adentrem a prática do tabagismo. Por exemplo, o dia de conscientização contra o tabagismo pode ser melhor efetivado dentro das instituições de ensino e nas casas, lugares os quais as crianças têm alto contato educacional. A cientização pode ser feita através de experiências químicas que mostrem os malefícios do cigarro, palestras com profissionais de saúde e até mesmo palestras com ex - fumantes. Assim desde cedo elas aprendem o mal que o tabagismo traz e assim são motivadas a evitá-lo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Girly
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#42356
@jherodrigues quando estiver disponível pode por favor corrigir minha última redação??. :) de número #42278. Não tenho pressa e obrigada desde já
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Por jheromagnoli
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#42368
@Girly, claroo! ;)


No contexto atual, há um notável público infanto juvenil entregue ao tabagismo, prática que traz diversos malefícios a eles. Segundo o Ministério da Saúde, 18,5% dos jovens já experimentaram cigarros, muitas vezes influenciadas [influenciados] dentro de casa pelos próprios pais. Ademais a isso, o uso de cigarros traz complicações a saúde, transtornos sociais e problemas ambientais. Certamente, desde cedo as crianças e adolescentes devem ser alertados do perigo do tabagismo. [poderia ter iniciado com os dados do ministério da saúde]

Em primeiro plano, pode-se citar uma teoria de John Locke que diz: "o ser humano é uma tela em branco que é preenchida por experiências e influências", nesse contexto sabe-se que muitas crianças crescem em meio à famílias fumantes e assim desde cedo tornam-se fumantes passivos sendo induzidos a fumar ativamente no futuro. Além disso, [vírgula] o cérebro adolescente é vulnerável a dependência química e assim o jovem adentra em um vício que pode acarretar em transtornos na escola, em casa e nos demais ambientes públicos.

Em segundo plano, o mal que o tabaco traz a saúde é tremendo. Objetos de tabagismo trazem em sua composição a nicotina, que causa uma rápida dependência, dentre tantos outras toxinas e substâncias que muitas pessoas nem imaginam estar presentes em cigarros, como cera de vela, formol, acetona, veneno de rato. Sem contar o grande prejuízo ambiental que o tabaco ocasiona desde o seu cultivo até seu consumo, prejudicando [atenção no gerúndio] o ar, o solo, os animais e, consequentemente, [isolar com vírgulas] a população. [faltou inserir conectivos para ligar e organizar as orações]

Portanto, torna-se necessário aperfeiçoar medidas já existentes para evitar que crianças e adolescentes adentrem a prática do tabagismo. [ter separado por vírgula] Por exemplo, o dia de conscientização contra o tabagismo pode ser melhor efetivado dentro das instituições de ensino e nas casas, lugares os quais as crianças têm alto contato educacional. A conscientização pode ser feita através [preferir usar: por meio] de experiências químicas que mostrem os malefícios do cigarro, palestras com profissionais de saúde e até mesmo palestras com ex-fumantes. Assim desde cedo elas aprendem o mal que o tabagismo traz e assim são motivadas a evitá-lo.

A solução deve ter: agente, ação, meio e finalidade - faltou o agente, responsabilizar o Estado, citar nome de órgãos. Também focou na conscientização, é algo ineficaz, tem que trazer uma solução sólida junto: criação de lei, punição, enfim...
Minha sugestão seria abordar o que já é feito, por exemplo a restrição para não fumar em locais fechados, dar uma continuidade para restringir ainda mais lugares, como estação de metrô e terminal de ônibus.

Espero ter ajudado! :D

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Por Girly
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#42698
@jherodrigues, muuuuito obrigada :D gostei de você, está me ajudando muito S2.
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Por jheromagnoli
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#42717
@Girly, ah, de nada! sempre que precisar, é só marcar :mrgreen: s2

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