lll

Por Obrabo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126219
Na obra Utopia, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é justamente o oposto do que o autor prega, uma vez que a pouca visibilidade do trabalho de cuidado feita pela população feminina brasileira, apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro,
Em uma primeira análise deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade do trabalho de cuidado, principalmente o não remunerado, que é feito majoritariamente por mulheres. Segundo a OXFAM, cerca de 80% do trabalho de cuidado não remunerado é de força motriz feminina, que deixa visível uma existente divisão de trabalho por gênero, que muitas vezes limita o potencial feminino, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fulcral apontar o machismo como impulsionador do problema no Brasil, uma vez que é cultural as crianças já crescerem com seus afazeres delegados apenas pelo seu sexo, essa pré concepção ainda na juventude contribui para a segregação entre homens e mulheres, onde o sexo feminino, por convenção de gênero, fica quase exclusivamente limitado aos afazeres domésticos. De acordo com o IBGE, as mulheres dedicam quase o dobro do tempo aos afazeres domésticos e de cuidado comparado aos homens. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio das escolas, faça palestras desmistificando a delimitação de tarefas apenas por gênero – de forma a incentivarem os homens a terem papel mais ativo em trabalhos de cuidado e quebrar o estigma ao redor disso – a fim da plena valorização feminina, além de garantir igualdade nas mais diversas funções do mercado de trabalho. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pelos ideais da obra de Thomas More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

      O Estatuto do idoso informa q[…]

Conforme o, artigo 3º, inciso IV, da Constitu[…]

Lauany25 Guuga Gabism OlrenBeat Biacd[…]

SEGURANÇA PÚBLICA

Conforme o artigo sexto da carta magna brasileira.[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM