Em uma primeira análise deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade do trabalho de cuidado, principalmente o não remunerado, que é feito majoritariamente por mulheres. Segundo a OXFAM, cerca de 80% do trabalho de cuidado não remunerado é de força motriz feminina, que deixa visível uma existente divisão de trabalho por gênero, que muitas vezes limita o potencial feminino, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fulcral apontar o machismo como impulsionador do problema no Brasil, uma vez que é cultural as crianças já crescerem com seus afazeres delegados apenas pelo seu sexo, essa pré concepção ainda na juventude contribui para a segregação entre homens e mulheres, onde o sexo feminino, por convenção de gênero, fica quase exclusivamente limitado aos afazeres domésticos. De acordo com o IBGE, as mulheres dedicam quase o dobro do tempo aos afazeres domésticos e de cuidado comparado aos homens. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio das escolas, faça palestras desmistificando a delimitação de tarefas apenas por gênero – de forma a incentivarem os homens a terem papel mais ativo em trabalhos de cuidado e quebrar o estigma ao redor disso – a fim da plena valorização feminina, além de garantir igualdade nas mais diversas funções do mercado de trabalho. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pelos ideais da obra de Thomas More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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