Primeiramente, é preciso compreender como o mau descarte de utensílios eletrônicos afeta o meio ambiente e a saúde humana. Sob esse viés, é de suma importância avaliar os componentes desses materiais eletrônicos, que podem possuir substâncias tóxicas, como mercúrio e níquel, os mesmos conseguem contaminar o solo e a água, além de ocasionar problemas de saúde aos seres humanos. Diante disso, o descarte inadequado desses objetos são de grande risco a natureza e a vida dos indivíduos, indo contra o artigo 225 da Constituição Federal de 1988, que preza pela conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
Sobretudo, a desatenção das escolas sobre esse assunto também alimenta a problemática. Nesse sentido, visto que as crianças não cresçam sabendo sobre essa temática, já é possível ter ideias futuras de como elas trataram a natureza, assim como é citado pelo filósofo Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Portanto, é necessário obter os devidos conhecimentos desse tema nos colégios e conscientizar mais pessoas.
Torna-se evidente, diante dos argumentos apresentados, que o descarte inadequado dos lixos eletrônicos não deve permanecer. Para isso, é essencial que o Ministério do Meio Ambiente crie campanhas nas mídias para a população compreender a importância desse tópico, realizar palestras em lugares públicos, e dessa maneira alcançar um público maior. Além de promover lugares adequados para a rejeição e a reciclagem desses materiais. Dessa forma, os impactos ambientais gerados por esses lixos eletrônicos serão amenizados, e o desejo do Capitão Feio, da obra de Mauricio de Souza seria evitado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada