Como se expõe em "sociedade do espetáculo", do filósofo francês Guy Debord, a aparência se sobressai à existência e o parecer se torna mais importante que o ser. Atualmente, esse comportamento é mais expressivo entre os jovens, que almejam um corpo, dito pela sociedade, perfeito, e em busca dessa perfeição se submetem a procedimentos estéticos, potencialmente perigosos, pondo suas próprias vidas em jogo e sacrificando suas saúdes a custo de uma boa aparência.
Ainda, vale o alerta de que a vontade de um corpo inatingível vem atingido um público ainda mais jovem, como os adolescentes, que aprendem socialmente que um corpo sarado e um rosto simétrico são sinônimos de saúde e bem estar, tornando-os presas para as armadilhas estéticas. O universo estético os fazem acreditar que quanto mais belo forem, mais felizes serão, transformando-os em escravos de seus próprios corpos, colocando suas saúdes em xeque.
Portanto, medidas são necessárias para barrar esse impasse. A ação do ministério da saúde em parceria do ministério da educação em fazer um projeto de lei, a ser entregue à câmara de deputados, que visa alertar e orientar crianças e adolescentes sobre os riscos acerca da busca estética pela perfeição irreal por meio de palestras e rodas de conversa nas escolas, a fim de criar uma sociedade crítica, capaz de impor limites a estética em favor da saúde.
— C. S. Lewis
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.