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#51773
Os grandes avanços e conquistas da humanidade nas áreas científicas e humanas deu-se, evidentemente, pelo efeito do livre trânsito de pensamentos e ideias, fruto da liberdade de expressão. Com efeito, a internet, filha direta desses avanços, maximizou a livre circulação de ideias e opiniões de toda sociedade brasileira por meio dos telefones celulares. No entanto, há no meio desse ambiente cibernético, seja por má formação, seja por má intenção, pessoas que usufruem da liberdade de se expressar para subverter um ambiente democrático, em um lugar regado a ódio e mentiras. Desse modo, é necessária a análise de tal quadro profundamente ligado a aspectos educacionais e políticos.

Em primeiro plano, é importante salientar de que forma a falta de educação ultrapassa o limite do que se define por liberdade de expressão na sociedade. Isso ocorre, em grande parte, devido ao baixo nível de formação da população, fruto de uma educação deficiente, na qual não preza pela construção do ser humano em vista do seu futuro na sociedade. Sob essa ótica, a atual maneira de se expressar da sociedade brasileira, principalmente nas redes sociais, coloca-se de modo antagônico á Grécia Antiga, a qual fora a primeira sociedade a formalizar e aderir a liberdade de expressão na história. Desse modo, os gregos fomentavam discussões, muitas vezes acaloradas, em praças públicas sobre diversos assuntos em vista de, por meio desses debates, alcançar avanços na filosofia, na política, no direito etc. De modo hodierno, a conjuntura dos debates na população brasileira, acerca dos mais distintos assuntos, apenas tem por princípios odiar e destruir aquilo que se encontra do lado oposto por meio de ofensas e xingamentos que, dessa forma, opõem-se a origem grega de liberdade de expressão.

Em segundo plano, cabe mencionar como a má política tem favorecido o desgaste do direito à expressão. De acordo com filósofo Zygmunt Bauman, vive-se atualmente tempos de liberdade ilusória, haja visto que segmentos políticos da sociedade arrogaram para si o poder de limitar o direito dos "inimigos" do que se pode pensar ou falar. Nessa perspectiva, ocorre uma censura subliminar tanto no campo das ideias quanto no campo da produção artística no país que, por consequência, diminui a pluralidade de visões em todos os âmbitos. Ademais, existe , intencionalmente, o uso ao que se convencionou chamar de "fake news", para arranhar a imagem dos adversários perante a opinião publica. No livro "1984" de George Orwell, é retratado essa subversão, uma vez que um partido totalitário que comanda o país, dita qual é a forma correta de falar e pensar dos cidadãos, por meio de coerção e opressão. Em suma, usam do sagrado direito de expressão para modificar a ordem democrática que se traduz em caos.

Nesse sentido, portanto, urge que as autoridades competentes tomem providências para mitigar o problema. Para que isso ocorra, o ministério da educação deve incluir na grade curricular, aulas de direito civil, palestradas por meio de professores da área, em vista de educar as novas gerações a respeito das consequências maléficas da liberdade individual sem limites. Ademais, a procuradoria geral da república (PGR) em conjunto com o tribunal superior eleitoral (TSE) devem, por meio de mecanismos de filtração, monitorar políticos que usem de artifícios antidemocráticos, afim de garantir a liberdade de opinião da sociedade sem interferências de notícias mentirosas. Somente assim, observar-se-ia uma sociedade na qual a liberdade de expressão se dá por meio justos e corretos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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