Avatar do usuário
Por Blenda2023
Quantidade de postagens
#126352
Com seu humor característico, o escritor Luis Fermando Verissimo nos propos esta relevante consideração sobre o tema geral da liberdade:

"Dizer que a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro é muito bonito. Mas e se a Aberdade for mal distribulda e o meu vizinho tem um latifúndio de liberdade, enquanto a minha é um quintalzinho de nada? É feio sugerir um reestudo dessa divisão?"

Com base no que se afirma, redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você exponha com clareza sua posição critica acerca do tema nele tratado.

REDAÇÃO

O escritor Luis Fernando Verissimo, com sua perspicácia, lança uma provocação relevante sobre concepção de liberdade, ao afirmar ''a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro'', essa reflexão revela-se incompleta, diante da crua realidade: a liberdade, muitas vezes, não é distribuída de maneira justa, principalmente quando meu vizinho detém um latifundio de liberdade e o meu é um modesto quintal. Diante disso, é inevitável questionar essa desigualdade.
Em primeiro plano, quando se observa a realidade que vivemos, perecebe-se que a equidade na distribuição da liberdade é uma utopia distante. O latifúndio de liberdade do vizinho contrastra drasticamente com o quintalszinho que alguns são relegados, evidenciando uma estrutura social na qual a autonomia é reservada a poucos.

Em segundo plano, a desigualdade na distribuição de liberdade é uma questão que transcede o discurso retórico. A sociedade contemporânea, marcado por disparidade socioeconômicas, perpertua uma realidalidade na qual alguns tem a prerrogativa de exercer plenamente sua liberdade, enquanto outros com seus espaços de autonomia substancialmente limitados.

Assim, a provocação de Verisimo, não é apenas um exercicio retórico, mas um chamado a ação. Urge reconhecer as barreiras sistemáticas que limitam a liberdade de tantos e trabalhar incessantimente, para construir uma sociedade no qual a autonomia seja distribuida de maneira equitativa, transformando quintais de liberdade em amplos campos de posibilidades para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
96 Exibições
por kaleb16
0 Respostas 
114 Exibições
por maiasouzz
6 Respostas 
287 Exibições
por Samara102006
1 Respostas 
89 Exibições
por nauaC
1 Respostas 
286 Exibições
por Clara30
0 Respostas 
48 Exibições
por Phxis
0 Respostas 
43 Exibições
por sinara2808
4 Respostas 
512 Exibições
por SofiaManu
2 Respostas 
146 Exibições
por maria006
0 Respostas 
162 Exibições
por Kemuel123

"Looking for some thrilling entertainment[…]

Saúde mental

No filme "divertidamente", a per[…]

Dayvini se puder, dê um feedback no meu te[…]

Com uma simples pesquisa nas principais notí[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM