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Por barbaranunes
#60518
Correção e dicas
Liberdade de expressão
"

Com avanço tecnológico, o :P mundo está cada vez mais globalizado, limitando as ideias de
fronteiras. O que antes era um problema de distância, agora se tornou um inconveniente na
invasão do espaço pessoal do outro, confundido com liberdade de expressão.
Por consequência, vemos todos os dias nos noticiários casos de discursos de ódio. Tendo
como exemplo, no mês de março, em uma cidade do interior de São Paulo, o dono de uma
churrascaria publicou uma foto em sua rede social dizendo que quem assassinasse o João iria ser recompensado com refeições gratuitas durante um ano. O viés dessa barbárie
contra o governador de São Paulo, João Dória, é político e econômico. Pois, por causa da
pandemia (Covid-19), o governador, que é a favor da ciência, decidiu fechar o comércio para
controlar a epidemia. Nesse caso, a opinião do comerciante deixou de ser liberdade de
expressão e se mostrou crime por se tratar de um discurso de ódio,pois ele teve como
objetivo, difamar João Dória, simplesmente porque ele não concorda com o posicionamento e
as ideias do Governador. Há um grande equívoco em pensar que liberdade de expressão é ter
o direito de dizer tudo o que se pensa. O conceito é bem mais complexo que isso, pois leva
também em consideração a questão do respeito, noção de certo e errado, dignidade e a honra
do indivíduo.
Em resumo, podemos notar infelizmente que no Brasil a liberdade de expressão não é
respeitada, visto que, ao comentarmos ou mostrarmos nossa opinião sobre algo, corremos o
risco de sofrer algum ato de violência e até mesmo de sermos mortos. Isso é um problema
estrutural de nossa sociedade, e irá demandar anos para correção. Enquanto isso, será
preciso mais assistência e atenção da justiça para reconhecer e sentenciar tais atitudes, e
também a ajuda de pessoas públicas e influentes para dar o exemplo que o respeito com o
próximo e com suas idéias é o certo a se seguir, e que é necessário implementar essa atitude
no nosso cotidiano.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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