Avatar do usuário
Por gabs0521
Quantidade de postagens
#115156
No filme "Cyberbully", é retratado a história de Taylor, uma adolescente que após ganhar um notebook de presente se torna vítima de "cyberbullying". Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada na obra pode ser relacionada àquela do século XXI, uma vez que encontrar comentários pejorativos na internet se tornou inacreditavelmente cada vez mais fácil. E embora existem leis que demandam ações como essa, a circulação inconsciente desses comentários e o abuso da liberdade de expressão ainda necessitam ser resolvidos. 

Em primeira análise, é importante destacar que a liberdade de expressão no meio digital deixa de ser considerada um direito igualitário quando o usuário viola os Direitos Humanos. Segundo o filósofo Zygmunt Bauman, vive-se atualmente em uma sociedade líquida — onde o individualismo é mais favorecido do que as relações sociais tão defendidas —, já que a internet não só possibilitou a vasta exploração de recursos, mas também abriu portas para a alta influência extremista, vistas no filme "Cyberbully". Assim, os usuários são inconscientemente usados pelo vírus tecnológico, levando-os a prezar pelo conforto próprio. 

Por conseguinte, observa-se um forte poder de distorção do chamado "direito de expressão" no desempenho cibernético: ao encontrar uma opinião contrária nas mídias sociais, o usuário não se importa em despejar ofensas ao outro, pois aos seus olhos ele está apenas "expressando sua opinião", direito garantido pela lei, no artigo 19.º, Constituição Federal de 1988. Entretanto, há limites que devem ser respeitados, visto que a própria lei também exige respeito a todos os outros cidadãos. Exemplificando, quando ofendido gratuitamente na internet, o usuário pode acabar por retaliar com discursos de ódio, contribuindo assim para a persistência do problema, ou, em casos mais graves, desenvolver distúrbios sócio-emocionais. 

Portanto, é fundamental que o Governo Federal tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização do povo brasileiro a respeito do problema, é necessário que o Ministério de Saúde e Cultura (MEC) crie, por meio de subsídios, campanhas e palestras publicitárias nas escolas que detalhem as consequências que os discursos de ódio provocam nas vítimas, induzindo os alunos a conseguirem distinguir opinião de injúrias linguísticas e, por fim, direcionando-os a respeitar o próximo antes de tudo. Somente assim, será possível combater essas indiferenças sociais, e, ademais, confrontar essa ótica da sociedade líquida, onde problemas como o "cyberbullying" ainda prevalecem.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
2694 Exibições
por eduardo879
0 Respostas 
1114 Exibições
por lipssin
0 Respostas 
716 Exibições
por Ftlouie
0 Respostas 
828 Exibições
por iamtheuzkk
0 Respostas 
351 Exibições
por Joaozinho
0 Respostas 
928 Exibições
por felipemarq
0 Respostas 
217 Exibições
por comuninja
0 Respostas 
568 Exibições
por comuninja
0 Respostas 
192 Exibições
por Viniciusgc
0 Respostas 
46 Exibições
por SDomingo

Felipe082 Maxy Alunaaaamed Casey12 Ol[…]

Na redação acabei escrevendo uma fra[…]

Originado pela necessidade constitucional de admin[…]

Alimentação Saudável é[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM