Avatar do usuário
Por Limaly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#116271
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu 5° a liberdade de expressão como inerente a todo cidadão brasileiro. Todavia, essa liberdade muitas vezes é utilizada de maneira inadequada no ambiente digital, dessa forma comprometendo-se a vida de determinados grupos. Nesse contexto, esses atos geram consequências como o excesso do individualismo e a falta de impunidade.

Primeiramente deve-se analisar o constante individualismo disperso pela mídia. Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman "A individualização é a marca da sociedade moderna". Como também é uma das principais causas de discurso de ódio, formentada da falta de empátia, colocando-se os preceitos individuais acima dos outros. De tal maneira, isso implica tanto na saúde mental, como na socialização do indivíduo, facilitando confrontos, discussões ou até mesmo crimes que apesar de existir no documento jurídico não são cumpridos corretamente.

Ademais, a impunidade de ações criminosas nas redes sociais é outro fator que potencializa o problema. Conforme as ideias do filósofo grego Aristóteles " A justiça se trata de como o homem se relaciona com a verdade, o mérito e o justo. Sendo assim, a falta de leis explícitas e justiça, amplia a disseminação de ideias e recursos utilizados por criminosos que se indentificam apenas por contas fakes, dificultando o acesso do real personagem, sobressaindo então de sua responsabilidade pela lei. Logo medidas devem ser tomadas.

Portanto, diante do exposto nota-se que os disafios de discurso de expressão e ódio é um aspecto intrínseco da sociedade brasileira. Por isso faz necessário a colaboração do Ministério da Educação e Ministério da Justiça ao elaborar campanhas, por meio da mídia, instituindo á todos o conhecimento do uso de expressão em escolas, com finalidade de garantir a todos as concessões no ambiente digital e real, não só direitos básicos, mas também a punição a quem confronta. ;)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
104 Exibições
por Casey12
1 Respostas 
32 Exibições
por rauloliveira
0 Respostas 
53 Exibições
por MaluCabral
0 Respostas 
74 Exibições
por giacaf22
Há limites para a liberdade de expressão?
por genovais    - In: Outros temas
0 Respostas 
47 Exibições
por genovais
2 Respostas 
215 Exibições
por helciza
O discurso de ódio nas redes sociais
por Raiara18    - In: Outros temas
0 Respostas 
67 Exibições
por Raiara18
A ascensão de grupos com discurso de ódio
por concurseirx    - In: Outros temas
0 Respostas 
51 Exibições
por concurseirx
Discurso de ódio na internet
por Vitor15    - In: Outros temas
0 Respostas 
25 Exibições
por Vitor15
Discurso de ódio na internet
por Vitor15    - In: Outros temas
0 Respostas 
24 Exibições
por Vitor15
Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

No Brasil a prática da automedicaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM