Primeiramente, é possível notar a ausência do direito de se expressar vivenciado na Idade média, quando a igreja católica tinha grande influência sobre as pessoas, sendo extremamente autoritária e perseguindo aquele que discordasse da doutrina e dogmas da igreja, sendo assim seria detido e condenado à morte. O físico Galileu Galilei foi perseguido na época por defender o heliocentrismo, provando que o sol era o centro do universo, o que era defendido de forma contrária pela igreja católica.
Sob a segunda ótica, atualmente no meio tecnológico, principalmente nas redes sociais o impasse de discurso de ódio tem sido recorrente, qualquer ato de comunicação inferiorizando contra outra pessoa ou grupo, raça, gênero, religião, outro aspecto é passível de discriminação, tal ato é transgredir a conduta dos direitos humanos. Desde 2006 até nos dias atuais o Brasil já recebeu mais de 2 milhões de denúncias de conteúdo de ódio, afirma a ONG.
Torna - se evidente que o discurso de ódio e liberdade de expressão é um desafio na sociedade brasileira. O combate para essa situação deve ser instruído ao indivíduo, impelindo desde o início as crianças o senso crítico assim como afirma Pitágoras: educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos. O governo deve monitorar por meio de aplicativos e sites discursos de ódio, sendo assim contribuindo para uma sociedade igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada