Avatar do usuário
Por Mille456
Quantidade de postagens
#124146
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6º, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não se tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o combate a violência para com crianças, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater ao tópico proposto. Nesse sentido, observamos que há uma falha entre as autoridades responsáveis, como o Conselho Tutelar, em atenuar e intervir no problema. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a proteção à infância, que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de conscientização e educação dos pais e responsáveis, como impulsionador de castigos cruéis e degradantes como forma de lição e correção no Brasil. Segundo a psicóloga Lídia Carvalho, "Apanhar não vai fazer com que as crianças aprendam". Diante desse tal exposto, entende-se que essa violência não tem uma competência a não ser servir como "válvula de escape" para pais frustrados e ignorantes. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo. Para isso, é imprescindível que o Estatuto da Criança e do Adolescente, por intermédio da supervisão legislativa vigente, acompanhe as famílias que apresentam um índice considerável de agressão tanto física como mental, a fim de as crianças, frutos dessa união conjugal, se sintam seguras e protegidas diante da situação. Assim, se consolidará uma sociedade mais íntegra, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Palmada: educação ou violência?
por isabelala    - In: Outros temas
2 Respostas 
87 Exibições
por isabelala
0 Respostas 
32 Exibições
por jullya0
A violência contra a criança no Brasil
por Anadesus    - In: Outros temas
3 Respostas 
119 Exibições
por Anadesus
A violência doméstica contra a criança no Brasil
por Anq    - In: Outros temas
3 Respostas 
198 Exibições
por Anq
Violência Doméstica Contra a Criança
por MrsKitty    - In: Outros temas
0 Respostas 
57 Exibições
por MrsKitty
1 Respostas 
99 Exibições
por Higorvaz
0 Respostas 
144 Exibições
por Mclara23
1 Respostas 
79 Exibições
por Isabela03
0 Respostas 
40 Exibições
por Jovanice
0 Respostas 
138 Exibições
por juliav

Se está à procura de quais os melho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM