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Por bibs0909
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#96116
O filósofo grego Aristóteles aborda em “A Política” a forma que o bem comum, dentro da sociedade, acontece por meio do exercício político eficiente, denunciando a democracia ateniense clássica, a qual descartava parte da população das decisões públicas. Nesse viés, hoje, o Brasil está próximo de Atenas, pois a participação política da juventude está em crise. Desse modo, destaca-se duas causas desse estorvo: a displicência da escola e da mídia.

A princípio, é preciso destacar que as rigorosas instituições de ensino atuais contribuem na falta do incentivo à prática de atividades políticas. Nessa ótica, o filme “Sociedade dos Poetas Mortos” revela a educação rígida e a dificuldade dos estudantes em expressarem seus pensamentos públicos. A par disso, é notório que o modelo escolar brasileiro vigente omite o parecer político dos jovens, configurando uma ameaça à pluralidade na democracia, assim como em Atenas. Logo, muitos adolescentes não usufruem da participação pública devido às escolas.

Ademais, a mídia, também agrava esse impasse. Com isso, os artistas Charlie Brown Jr. e Negra Li, na música “Não é Sério”, explicitam o encargo da televisão em ignorar o pensamento juvenil brasileiro. Nesse sentido, é perceptível que há falta de inclusão nos sistemas de comunicação, uma vez que não estão abertos para ouvir as demandas da juventude, como ocorreu nas manifestações contra o corte de gastos de universidades públicas, em 2019. Consequentemente, perpetua-se decisões políticas que não atendem os jovens. Portanto, é precisa uma mudança nessa conduta.

Por fim, é necessária a ação do Ministério da Educação - órgão encarregado pelo ensino- e da mídia para mitigar tais questões. Nesse âmbito, é cabível desenvolver um movimento de flexibilização nas escolas, através de debates sobre a situação pública, a fim de incentivar a participação política de jovens. Além disso, os meios de comunicação devem oferecer espaço para a expressão do pensamento juvenil, por intermédio de entrevistas semanais em horários de destaque, com o objetivo de auxiliar a juventude a ser ouvida. Feito isso, o Brasil poderá garantir o bem comum, como constata Aristóteles.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por bibs0909
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#96117
@Katsmoking

oiê! acabei estudando um pouco sobre argumentação e me arrisquei fazendo essa redação... pode dar um feedback? (se n for incômodo, claro)
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Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#96175
Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA EM QUESTÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Introdução: O filósofo grego Aristóteles aborda em “A Política”(oque é A Política? um livro? um manuscrito?) a forma que o bem comum(oque é o bem comum?), dentro da('dentro' é um termo literal, procure utilizar a forma mais simples 'na sociedade') sociedade, acontece por meio do exercício político eficiente, denunciando a democracia ateniense clássica, a qual descartava parte da população das decisões públicas. Nesse viés, hoje, o Brasil está próximo(troque por 'é semelhante', o Brasil está muito longe de Atenas, possui duplo sentido) de Atenas, pois a participação política da juventude está em crise(está?). Desse modo, destaca-se duas causas desse estorvo: a displicência da escola e da mídia( TESE 1 e 2).
- Muitas lacunas argumentativas.
- Cuidado com o duplo sentido das palavras, sempre há uma forma melhor de se expressar!
- Alguns problemas de concordância.


Desenvolvimento 1: A princípio, é preciso destacar que as rigorosas instituições de ensino atuais contribuem na falta do incentivo à prática de atividades políticas. Nessa ótica, o filme “Sociedade dos Poetas Mortos” revela a educação rígida e a dificuldade dos estudantes em expressarem seus pensamentos públicos. A par disso, é notório que o modelo escolar brasileiro vigente omite o parecer político dos jovens, configurando uma ameaça à pluralidade na democracia, assim como em Atenas(oque te faz afirmar isso?). Logo, muitos adolescentes não usufruem da participação pública devido às escolas.
- No seu repertório você faz um resumo daquilo que acontece no filme mas não exemplifica como isso se liga à atualidade, por exemplo, você afirmou que a escola é rígida e, além disso, que os estudantes não se expressam, mas qual é a importância disso para o texto? De que forma isso afeta as decisões políticas dos mais jovens?
- Muitas lacunas argumentativas.
- Conectivo deslocado.


Desenvolvimento 2: Ademais, a mídia, também agrava esse impasse. Com isso, os artistas Charlie Brown Jr. e Negra Li, na música “Não é Sério”, explicitam o encargo da televisão em ignorar o pensamento juvenil brasileiro. Nesse sentido, é perceptível que há falta de inclusão nos sistemas de comunicação, uma vez que não estão abertos para ouvir as demandas da juventude(quem garante? qual é o impacto dessa música na juventude?), como ocorreu nas manifestações contra o corte de gastos de universidades públicas, em 2019(mas se houve manifestação, isso não significa que eles tem voz?). Consequentemente, perpetua-se decisões políticas que não atendem os jovens. Portanto, é precisa uma mudança nessa conduta.
- Problemas com vírgulas e regência.
- Muitas lacunas argumentativas.


Conclusão: Por fim, é necessária a ação do Ministério da Educação - órgão encarregado pelo ensino- e da mídia(AGENTES) para mitigar tais questões. Nesse âmbito, é cabível desenvolver um movimento de flexibilização nas escolas, através de(por meio de/de modo) debates sobre a situação pública(MODO), a fim de incentivar a participação política de jovens(AÇÃO). Além disso, os meios de comunicação devem oferecer espaço para a expressão do pensamento juvenil, por intermédio de entrevistas semanais em horários de destaque, com o objetivo de auxiliar a juventude a ser ouvida(EFEITO). Feito isso, o Brasil poderá garantir o bem comum, como constata Aristóteles(DETALHAMENTO).
- Através de -> atravessar algo
- Por meio de/ De modo a/ Por intermédio -> com o auxílio de algo


REVISÃO GERAL:
- É uma boa redação, fica evidente que além de você compreender as divisões necessárias, respeita o número de linhas do ENEM. Sei que a questão argumentativa é complexa, talvez a mais pertinente nas redações, tudo se resolve na prática! Bons estudos!!

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
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