Avatar do usuário
Por ILopes
Quantidade de postagens
#88146
Uma das armas mais poderosas já inventadas e que pode estar nas mãos de todos os cidadãos ainda não é bem utilizada pelos menos: o voto. O voto é um direito que o brasileiro pode utilizar desde jovem, mas, infelizmente no cenário atual podemos observar que o interesse de utilizar esse direito é cada vez menor devido a falta de informação e a falta de representatividade e identificação do jovem na política brasileira.
A falta de acesso a informação no Brasil é um fator que modifica muitas coisas na vida das pessoas de baixa renda e, dependendo da modificação, pode afetar até mesmo o coletivo, como por exemplo na participação da democracia. Uma pesquisa realizada em 2003 pelo Observatório da Educação
da ONG Ação Educativa aponta que dentre 44% de jovens que se interessam pela política brasileira, apenas 9% realmente atuam nesta área já que o restante não tem acesso o suficiente a informação para ficar por dentro desse assunto, como por exemplo muitas pessoas não saberem da obrigatoriedade do título eleitoral devido a falta de divulgação em comunidades carentes.
Outro ponto que ocasiona o desinteresse dos jovens na participação da democracia é a falta de representatividade nas pautas propostas na política atual. Podemos observar que o jovem contemporâneo tem preferência por discutir determinados assuntos, assim como vemos nas redes sociais os jovens debatendo sobre as atividades do atual governo e comparando-as com as do antigo governo, causando uma fragmentação partidária. Quando vemos esse tipo de participação política podemos observar também a ignorância de certos cidadãos a cerca dos pensamentos dos jovens apenas por serem jovens, e é isso um dos fatores que causa um pouco de desmotivação nos mesmos por não se sentirem aceitos naquela comunidade.
Levando em conta os pontos citados, é importante que as entidades públicas façam campanhas para alertar os mais jovens quanto a importância do voto e do posicionamento dos mesmos para realizar mudanças significativas. Além disso, a organização de eventos escolares que visam a democracia é fundamental para abrir a mente dos mais novos a cerca deste mundo onde o voto é fundamental.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
5 Respostas 
724 Exibições
por GirlNygma
2 Respostas 
61 Exibições
por Katsmoking
0 Respostas 
131 Exibições
por AninhA21
Juventude e participação da política
por Majuh    - In: Outros temas
0 Respostas 
47 Exibições
por Majuh
0 Respostas 
327 Exibições
por JulianaMg
0 Respostas 
297 Exibições
por Denilsonper
Participação da mulher na política
por marcusx4    - In: Outros temas
3 Respostas 
162 Exibições
por Myllene02
8 Respostas 
217 Exibições
por Wiliam
5 Respostas 
552 Exibições
por Anne24
0 Respostas 
175 Exibições
por gisgomes

Muito bom, da uma olhada nas redaçõe[…]

Ao afirmar em sua célebre canç&atild[…]

O debate

Em 2021, o famoso cantor sertanejo, Zé Neto[…]

Desastres Ambientais

Greta Thunberg é uma jovem ativista que lut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM