A falta de acesso a informação no Brasil é um fator que modifica muitas coisas na vida das pessoas de baixa renda e, dependendo da modificação, pode afetar até mesmo o coletivo, como por exemplo na participação da democracia. Uma pesquisa realizada em 2003 pelo Observatório da Educação
da ONG Ação Educativa aponta que dentre 44% de jovens que se interessam pela política brasileira, apenas 9% realmente atuam nesta área já que o restante não tem acesso o suficiente a informação para ficar por dentro desse assunto, como por exemplo muitas pessoas não saberem da obrigatoriedade do título eleitoral devido a falta de divulgação em comunidades carentes.
Outro ponto que ocasiona o desinteresse dos jovens na participação da democracia é a falta de representatividade nas pautas propostas na política atual. Podemos observar que o jovem contemporâneo tem preferência por discutir determinados assuntos, assim como vemos nas redes sociais os jovens debatendo sobre as atividades do atual governo e comparando-as com as do antigo governo, causando uma fragmentação partidária. Quando vemos esse tipo de participação política podemos observar também a ignorância de certos cidadãos a cerca dos pensamentos dos jovens apenas por serem jovens, e é isso um dos fatores que causa um pouco de desmotivação nos mesmos por não se sentirem aceitos naquela comunidade.
Levando em conta os pontos citados, é importante que as entidades públicas façam campanhas para alertar os mais jovens quanto a importância do voto e do posicionamento dos mesmos para realizar mudanças significativas. Além disso, a organização de eventos escolares que visam a democracia é fundamental para abrir a mente dos mais novos a cerca deste mundo onde o voto é fundamental.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada