Em primeira análise, deve-se ressaltar que é fundamental a reestruturação das instituições para atender as reivindicações dos jovens. Nesse sentido, há a necessidade de reformar locais adequados para que a juventude possa se deslocar e expor suas opiniões, solicitações, exprimir discussões e debates acerca de temas relativos ao governo, para pessoas dispostas a ouvir e atender todas suas petições. Essa conjuntura, relaciona-se com o universo de "Sim, Não, Quem Sabe", das escritoras Becky albertalli e Aisha Saeed, em que, com o apoio político do candidato a deputado e seus secretários, os jovens Jamie e Maya saem às ruas participando e patenteando suas opiniões políticas. Infelizmente, a esfera da obra não é algo presente no Brasil.
Ademais, é fundamental apontar a carência de incentivo por parte das lideranças como impulsionadora da pouca participação da juventude na política do país. Nesse contexto, segundo uma pesquisa feita pelo "O Perfil da Juventude Brasileira", 15% dos jovens entrevistados participam de algum tipo de grupo juvenil, entretanto, a participação em partidos políticos não foi diferenciada de números relativos, e ficou agregada à categoria "outros". Diante desse exposto, não há políticas públicas que venham instigar os jovens a envolver-se ativamente dentro do ciclo político brasileiro, hodiernamente, a juventude é indiferente a projetos e planejamentos denotados pelo governo, por isso é preciso haver um infiltramento da cultura de participação,visto que os jovens são o futuro do país. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo - instância máxima de administração executiva -, estabeleça espaços de engajamento político aos jovens, por meio da estruturação de pelo menos uma sala em cada cidade do país, e da distribuição de cartilhas que apontam a importância da participação política dos jovens, a fim de que a juventude possa ter voz ativa na democracia brasileira. Somente assim, se consolidará uma juventude constituinte e participativa na política do Brasil,como previsto pelo Estatuto da Juventude.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.