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Por nami
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Desde que os Homens começaram a se organizar em sociedade, todos estão sujeitos a ter contato com a política – que, de uma forma ou de outra, sempre existiu – em qualquer momento de suas vidas. Entretanto, no contexto atual da sociedade brasileira, é perceptível a pouca participação dos jovens na esfera pública.

A priori, é importante mencionar que a política está sempre presente no dia a dia de todos e como o Brasil é um país democrático, a população pode e deve participar das decisões tomadas para o conjunto. Contudo, segundo pesquisas feitas pela ONG Ação Educativa, mais da metade dos jovens não têm interesse em participar de práticas influentes nas políticas públicas, isso acontece por vários fatores, entre eles a falta de informações e escolaridade.

Ademais, consoante o sociólogo francês Rousseau, a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos. Relacionando isso à sociedade contemporânea, significa que a participação dos jovens nas decisões públicas é imprescindível para o bem coletivo, entretanto, não é uma tarefa simples incluí-los nesse âmbito, já que além de ser necessário que todos sejam informados sobre a política, também é importante que as instituições ouçam as suas opiniões.

Destarte, é de extrema importância que as famílias e escolas se responsabilizem para introduzir aos jovens a importância da participação deles na política a fim de conscientizá-los e estimulá-los a pensar no bem estar social. Outrossim, campanhas podem ser feitas com o mesmo intuito a partir de parcerias entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania. Com novas medidas sendo tomadas, será possível alcançar uma sociedade mais consciente e participativa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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