Por Andrezza00
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A série "13 Reasons Why" - disponível na plataforma da Netflix - retrata a história do jovem Tyler Down que após sofrer abuso sexual no ambiente escolar decide fazer justiça, e vai até à escola com armas na tentativa de matar os alunos. Fora da ficção, cenas como essa são extremamente comuns, pessoas que se sentem violentadas e oprimidas pela sociedade optam por fazer justiça com as próprias mãos sem pensar nas graves consequências que seus atos terão.

Conforme as pesquisas realizadas pelo sociólogo brasileiro José de Souza Martins, o Brasil tem pelo menos 7 casos de linchamento por semana, diante desse cenário fica evidente que a sociedade não difere do que é justiça e o que é vingança, tal como na série citada anteriormente em que o instinto vingativo do personagem, faça com que ele acredite que está fazendo justiça pela violência sofrida. Casos como o de Tyler acontecem diariamente na sociedade.

Ademais, outro fator para as pessoas fazerem justiça por conta própria é devido ao déficit do Poder Judiciário, que leva meses ou até anos, para julgar e definir a sentença aos criminosos no Brasil, fazendo com que a população acredite que o Estado é incapaz e que agir por conta própria é a solução, gerando assim mais violência no país.

Portanto, com o objetivo de minimizar tal problemática faz-se necessário que o ministério da Educação juntamente ao Poder Judiciário, através de anúncios publicitários nas principais mídias, como rádios, telejornais e redes sociais, promover as consequências e punições que o ato de fazer justiça com as próprias mãos podem resultar para que assim as pessoas possam pensar duas vezes antes de tomar essas atitudes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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