• Avatar do usuário
#67562
Analisando o personagem da revista de quadrinhos Batman, o super-herói busca sua vingança por um crime. Porquanto presenciou o assassinato de seus pais na infância, esse acontecimento resultou no personagem punir o assassino, e outros vilões seguintes na história. A justiça com as próprias mãos são punições dadas por alguém sem cumprimento de uma lei, com o objetivo de obter vingança, não acontece apenas em ficção científica, contudo, bem como na realidade. Ademais, no Brasil é mais grave.

Em primeiro lugar, há diversos motivos para um desejo de vingança nascer. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), o Rio Grande do Norte possui bastantes problemas acerca da falta de segurança. Destarte, isso faz com que a população busque alternativas próprias para proteger-se da criminalidade. A maioria das alternativas é o linchamento até a morte, ou envergonhar o criminoso.

Por outro lado, os objetivos podem levar a um fim trágico e desnecessário. Em 2014, um adolescente de 14 anos foi espancado e preso nu a um poste numa cidade do Rio de Janeiro. Após o episódio, descobriram que a vítima não cometeu nenhum crime. Algumas ocorrências podem levar a um ato irracional, uma condenação antes de uma denúncia, consequentemente está em um desejo de estar acima da segurança pública, que leva a afetar um inocente e sua família. Em consequência disso, influencia as outras pessoas de cometerem uma justiça com as próprias mãos, assim como o antigo código de Hamurabi "olho por olho, dente por dente."

Tendo em vista as análises expostas; é necessária, portanto, uma intervenção do Estado antes que a situação possa piorar. É fundamental que o Ministério da Justiça, em conjunto com a mídia, demonstre a desvantagem de cometer um crime devido a outro, por meio de documentários em serviços de "streaming" e propagandas em redes sociais. Ademais, o Ministério da Justiça deve criar leis para a mudança da segurança do país, com intuito de não haver casos de corrupção nem desordem. Dessa forma, haverá um controle maior em sua forma de julgar no país, diferente do super-herói Batman.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#67563
@Ashiley, @sixthero, @jherodrigues, @3m1ly, @Helenamora e @Felipe082. Algum de vocês podem dar uma olhada na minha redação? Caso tiverem tempo, peço que corrijam, apontando principalmente os erros que cometi, porquanto pretendo muito melhorar. Desde já, agradeço :D
A exploração trabalhista

oiii glauberx1 , agradeço e respeito a s[…]

EmillyySilva poderia me ajudar a corrigir essa r[…]

igualdade a todos

A constituição federal de 1988, docu[…]

A obra da artista brasileira Tarsila do Amaral &ls[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM