Diante deste cenário, nota-se que cada vez mais os jovens estão desmotivados em relação ao emprego e estudos no Brasil. De acordo com os iluministas Diderot e D' Alembert, autores da "Enciclopédia", a democratização é fundamental no combate a alienação dos cidadãos, garantindo aos mesmos sua efetiva Liberdade. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, gerando assim com a falta de democratização o que ocasiona no comodismo. Onde acaba sendo cada vez mais banalizado.
Ressalta-se, ademais, que a pobreza potencializa esse cenário. Nesse viés, de acordo com a filósofa Francesa Simone Beauvoir, "o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". Onde pode ser facilmente aplicada a pobreza, já que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade. Diante de tal exposto, fica evidente que a desmotivação surge a partir de suas obrigações familiares de trabalhar para suprir suas necessidades básicas, onde não sobra tempo para focar nos seus estudo, gerando assim a limitação e falta de oportunidades. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência sócio efetivas, no que tange à reversão deste contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena do país. Dessa forma é imprescritível combater a pobreza, visto que é uma das causas fundamentais do problema.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem este quadro. Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social, oferecer cursos e treinamentos integrados ao trabalho, para que desse modo desenvolva as capacidades necessárias com a finalidade de crescimento no âmbito profissional e gerando mais motivação e oportunidades. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada