Avatar do usuário
Por Helenarc
Quantidade de postagens
#123668
Segundo Émile Durkheim, sociólogo Francês, os fatos sociais podem ser normais ou patológicos. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que o ambiente patológico, em crise rompe todas as harmonias sociais. Dessa forma, gerando a desmotivação do jovem, abrindo espaços para lacunas como o comodismo e a pobreza, visto que em um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo.
Diante deste cenário, nota-se que cada vez mais os jovens estão desmotivados em relação ao emprego e estudos no Brasil. De acordo com os iluministas Diderot e D' Alembert, autores da "Enciclopédia", a democratização é fundamental no combate a alienação dos cidadãos, garantindo aos mesmos sua efetiva Liberdade. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, gerando assim com a falta de democratização o que ocasiona no comodismo. Onde acaba sendo cada vez mais banalizado.
Ressalta-se, ademais, que a pobreza potencializa esse cenário. Nesse viés, de acordo com a filósofa Francesa Simone Beauvoir, "o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". Onde pode ser facilmente aplicada a pobreza, já que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade. Diante de tal exposto, fica evidente que a desmotivação surge a partir de suas obrigações familiares de trabalhar para suprir suas necessidades básicas, onde não sobra tempo para focar nos seus estudo, gerando assim a limitação e falta de oportunidades. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência sócio efetivas, no que tange à reversão deste contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena do país. Dessa forma é imprescritível combater a pobreza, visto que é uma das causas fundamentais do problema.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem este quadro. Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social, oferecer cursos e treinamentos integrados ao trabalho, para que desse modo desenvolva as capacidades necessárias com a finalidade de crescimento no âmbito profissional e gerando mais motivação e oportunidades. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
154 Exibições
por AndreinaRT
0 Respostas 
188 Exibições
por Pedro35
0 Respostas 
117 Exibições
por estrelakkkkj
1 Respostas 
196 Exibições
por Julian432xl
0 Respostas 
256 Exibições
por Ivel
0 Respostas 
95 Exibições
por Gabibeka348
0 Respostas 
113 Exibições
por Luaaaa
0 Respostas 
132 Exibições
por Andrey1
0 Respostas 
55 Exibições
por Bananolove
0 Respostas 
122 Exibições
por etelvina
Ingualdade entre as pessoas

Segundo a premissa do artigo quinto da constitui&c[…]

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM