Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#59362
"Uma das características da cultura é tornar natural o que não é". A citação de Leandro Karnal discorre sobre aspectos pertinentes na sociedade que, infelizmente, tornam-se banais. Assim, nota-se esse desprezo na conjuntura sobre o relacionamento entre os mais novos e a ingestão de álcool no século XXI o qual promove efeitos danosos para esses, como a instabilidade familiar e a vulnerabilidade ao acesso de drogas ilegais.
Em primeira perspectiva, destaca-se o impacto do alcoolismo nos elos entre o primeiro grupo social. A saber, destaca-se a obra Toalha- Frutas podres que questiona a decomposição dos laços parentais. Dessa forma, é notório que a criação de Rochelle Costi assemelha-se ao distanciamento familiar resultante da apreciação do álcool pelos jovens da contemporaneidade, no entanto tal relação precisa ser estreitada para que haja solução do problemática vigente.
Ademais, ressalta-se, ainda, a aproximação dos jovens com drogas ilíscitas. Nesse contexto, é possível assinalar a estória de Sísifo, personagem mitológico condenado a carregar uma pedra eternamente. Desse modo, que a temática do consumo de álcool e os impactos à juventude, assim como o mito, efetua consequências que favorecem a aproximação a substâncias nocivas a saúde.
Portanto, é necessário que medidas sejam aplicadas para resolver o problema. Dessa maneira, urge que a família não estimule o uso de álcool pelos mais jovens. Além disso, é incontestável a necessidade da ação dos poderes públicos, em especial, do Poder Legislativo que, por meio da manutenção de leis, desenvolva projetos que restrinjam o comércio ilegal de drogas, afim de mitigar o acesso a entorpecentes. Apenas assim, os impactos do álcool àquela juventude jamais tornar-se-ão uma cultura na sociedade tais qual foi trazida por Leandro Karnal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#59555
"Euphoria" - série de drama estadunidense - possui seu enredo focado na personagem Rue Bennett, uma jovem de 17 anos, que acaba de sair de uma clínica de reabilitação após ter uma overdose e problemas com álcool. A série retrata toda a sua luta na tentativa de se ajustar a uma vida sem a dependência química e no seu empenho para lidar com todos os traumas e problemas envoltos na esfera escolar. Em consonância com a realidade de Rue, está a de muitos adolescentes, visto que, o consumo de álcool e de drogas entre a sociedade jovem, se tornou uma forma de fugir da realidade, usando as como uma "válvula de escape". Por esse viés, a falta de intervenções efetivas para alterar e prevenir essa realidade por parte dos pais e do governo e o incentivo de parte da massa artística provocam um aumento no consumo dessas drogas no país. Nessa circunstância, é essencial que essa problemática seja solucionada, de modo que a série estadunidense se torne apenas uma ficção.
Nessa perspectiva, De acordo com uma recente pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia), cerca de 70% dos adolescentes já ingeriram bebida alcoólica. Tal índice é de grande preocupação para a sociedade brasileira hodierna, visto que, a ingestão precoce dessas drogas pode levar a sérios obstáculos, dentre eles, a queda de rendimento escolar, gravidez precoce e indesejada, acidentes de trânsito e riscos de se desenvolver uma dependência química. Isso ocorre, em razão da falta de diálogo entre pais e filhos sobre os perigos que são gerados ao se ingerir tais substâncias e a ausência de leis mais duras a respeito da venda de bebidas para menores de 18 anos. Desta maneira, para a completa refutação da pesquisa do IBGE e a resolução desse problema, é preciso um maior diálogo entre pais e filhos e maior fiscalização, buscando assim, evitar complicações futuras.
Consequentemente à falta de conversa por parte dos pais e a ausência de ações governamentais que dificultam o acesso dos jovens a essas drogas, o mercado artístico também reforça e influência o uso dessas substâncias. Pois, em músicas como "aí nós bebe", da dupla César e Paulinho, que possui trechos como, "se a coisa está feia, e melhora nós não consegue, aí nós bebe", acabam induzindo o consumo ao álcool, uma vez que, de acordo com eles, o álcool cura todas as dores e problemas. Tal conjuntura, cria uma idealização de que o álcool é um remédio capaz de curar tudo. Portanto, essa celeuma cultural urge ser solucionada, em razão de evitar uma sociedade enferma e cheia de problemas com álcool e demais drogas, em decorrência da influência musical em alguns casos.
Portanto, é mister a resolução dos problemas apresentados por parte do Estado, buscando assim, amenizar o quadro em que se encontra o Brasil. Nesse sentido, é concernente ao Governo, a criação de projetos de conscientização da população, através de propagandas a respeito das consequências quanto ao consumo e venda dessas substâncias para menores. Essas propagandas se dariam por intermédio das mídias sociais, televisivas e palestras no âmbito escolar, incentivando deste modo, a não prática do consumo dessas drogas, cujo efeito, seria o alcance em massa dessas informações à população, ocasionando a conscientização do corpo social, e por consequência, ocorreria queda nos índices de consumo dessas substâncias por parte dos jovens. Obtendo desta forma, uma sociedade mais informada a respeito da ingestão e dos perigos dessas drogas, sem a necessidade de possuir uma "válvula de escape", prevenindo desta maneira, casos como o de Rue na série "Euphoria".

A constituição federal de 1988, docu[…]

Violência doméstica

Agressão a Maria da Penha Vemos que atualm[…]

Obesidade no Brasil

Segundo dados do IBGE, em 2019 um quarto da popula[…]

Medo provocado por pandemia

*Medo causado pela pandemia* Diante de um cas[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM