Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#60633
Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB), 73,4% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos, sendo um dos países com mais alta taxa de consumo de games. Dessa forma, é notável que, nos dias que correm, há uma tendência exponencial de crescimento de tal meio de entretenimento, principalmente entre adolescentes e jovens adultos, gerando diversas consequências a esse público alvo. Sendo assim, contata-se que os impactos das reflexões dos jogos virtuais nos jovens estão diretamente ligados a incitação à alienação que eles trazem. Logo, o desenvolvimento de doenças e a tendência ao comportamento agressivo configuram-se como resultados eminentes da problemática.

A priori, nota-se que os impactos das reflexões dos jogos virtuais nos jovens são induzem a incitação à alienação, que, por conseguinte, leva ao desenvolvimento de várias doenças. Desse modo, é possível compreender o efeito negativo que a popularização desse meio de lazer tem trazido, pois, uma vez que leva à alienação e suscita na pessoa o desejo de ficar em frente a tela pelo maior tempo possível, hábitos como exercícios físicos e alimentação balanceada são olvidados, contribuindo para que esse público desenvolva morbidades cada vez mais cedo. Exemplificando, o filme “Filho, volte para casa” produzido pela Igreja Deus Todo-Poderoso retrata a realidade de jovens que se entregaram à alienação devido ao vício nos jogos, onde desenvolvem até mesmo abstinência quando não podem jogar, demonstrando, por meio de um jovem que teve um ataque cardíaco e morreu durante um jogo, os perigos que o consumo excessivo de games pode ocasionar. Isto posto, percebe-se as reflexões dos jogos virtuais e o quão horrendos são impactos deles, levando jovens a morte por doenças que poderiam ser facilmente evitadas com o uso moderado desses games.

A posteriori, observa-se que os impactos das reflexões dos jogos virtuais nos jovens ocasionam a incitação à alienação, que provoca uma tendência ao desenvolvimento de comportamentos agressivos. À vista disso, evidencia-se uma estreita relação entre o alto consumo de jogos violentos e a agressividade que, de acordo com uma pesquisa divulgada pela CNN, é intensificada devido ao uso de tais jogos, podendo ser percebida logo na infância e tendo impactos a curto ou longo prazo, existindo ainda, risco de esse comportamento seguir para a idade adulta, comprometendo, claramente, a vida pessoal e profissional da pessoa. Dessa maneira, é perceptível que a alienação aliada ao conteúdo violento é uma grande vilã que prejudica a vida de muitos jovens, se tornando, até mesmo, perigoso, haja vista que uma pessoa que se encontra alienada não tem posse de si o suficiente para discernir o fictício do real, gerando conflitos e situações de cunho violento. Assim, as reflexões dos jogos virtuais geram impactos colossais em um corpo social, podendo até mesmo corromper a vida em sociedade, já que jovens, um dia, serão adultos, e esses podem destruir a harmonia da coletividade.

Em defluência dos argumentos apresentados, verifica-se que os impactos das reflexões dos jogos virtuais nos jovens acarretam a incitação à alienação. Destarte, infere-se que para alcançar a resolução da problemática, será necessário que o Ministério da Educação, em conjunto com o Ministério da Saúde, realize palestras em escolas, tanto para alunos, como para pais e/ou responsáveis, almejando a conscientização a respeito do perigo da alienação, esclarecendo todas as possíveis consequências, como o desenvolvimento de doenças e de comportamentos agressivos, aconselhando os adultos a garantirem horários reduzidos para os jogos (com intervalos para alimentação e exercícios físicos) e a sempre verificarem a classificação indicativa, a fim de que os jovens tenham uma rotina saudável e consumam jogos de acordo com a maturidade da idade. Assim, poder-se-á minorar os efeitos da problemática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#60781
Vargas escreveu:Cuidado ao utilizar porcentagem em textos de Enem , alguns corretores tiram nota por isso
Não, não tiram, está errado. Em todos os livros de gramática porcentagem significa "divido por cem", sendo assim, é uma probabilidade,assim sendo, é um caráter matemático de demonstrar a realidade por estatística (ou probabilidade de um evento ocorrer). Portanto, está errado, informe-se por meio de uma gramática ou sei lá o que evitado a propagação de uma fake news,ok ?
Grande abraço, qualquer dúvida só chamar.

dudaramos1 , por nada, precisando estamos aqui! 😘

Certo Parcialmente certo Errado Ausên[…]

3m1ly , muito obrigado 😊

Segundo Émile Durkheim “nosso ego&iac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM