Avatar do usuário
Por Vaicagar
Quantidade de postagens
#126173
No livro "Utopia", de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, livre de problemas sociais. Entretanto, no Brasil, essa realidade está distante, pois se nota a presença de desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. Logo, é necessário analisar que, o descaso governamental e a omissão midiática, são agravantes deste problema social.
Nesse cenário, a omissão estatal, está diretamente ligada à invisibilidade do trabalho de cuidado feito pelas mulheres. Sob este viés, John Locke afirma que é dever do Estado garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, a máxima do autor não é cumprida, tendo em vista que o governo não cria políticas públicas que auxiliem as mulheres. Sendo assim, permitindo o destrato no mercado de trabalho e na sociedade, tornando as mulheres invisíveis, desvalorizadas e ganhando menos que um homem.
Além disso, a alienação da população, por conta do silêncio das mídias, tanto em canais de tv, quanto nas redes sociais, aumenta ainda mais o machismo sofrido pelas mulheres e a invisibilidade destas. A obra "Abaporu", de Tarsila de Amaral, retrata essa falta de pensamento crítico sem o auxílio das mídias, com um homem de corpo grande e cabeça pequena. Pois, a população acaba não refletindo sobre a importância do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres, sendo assim, não problematizam o tema, nem cobram medidas imediatas do governo.
Portanto, cabe ao Estado, responsável pelo bem-estar social, criar programas de auxílio, por meio de políticas públicas. E fazer o bom uso das mídias, por meio de propagandas e comerciais que alertem a sociedade sobre a desvalorização das mulheres no cuidado. Cabe também, ao Ministério da Saúde, responsável pelo avanço do ensino no Brasil, levar palestras para às escolas, com mulheres em seu lugar de fala, para que os alunos se informem sobre as dificuldades enfrentadas diariamente em seu trabalho de cuidar da sociedade. Para que o país esteja um pequeno passo mais próximo da realidade utópica de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#126206
Olá, @Vaicagar!

Segue avaliação:

C1: 120/200
C2: 200/200
C3: 120/200
C4: 160/200
C5: 200/200

Total: 800/1000

Expectativas para o Enem: 800-860.

Boa sorte e bom descanso! :)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

No Brasil a prática da automedicaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM