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Por Thaua
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Aldous Huxley defende: "os fatos não deixam de existir só porque são ignorados". Sob tal perspectiva, a frase do escritor inglês é verificada no fenômeno do trabalho de cuidado realizado pela mulher, visto que no Brasil, há desafios para enfrentar essa invisibilização no mercado de trabalho. Nesse contexto, percebe-se um complexo problema enraizado na desigualdade de gênero e na ausência de representatividade.
Em primeiro plano, é preciso atentar para a desigualdade presente na questão. Segundo São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem as mesmas importâncias, além dos mesmos direitos e deveres. No entanto, essa realidade não é observada no trabalho de cuidado, uma vez que as mulheres são discriminadas pelo seu gênero, e com isso, são prejudicadas com seu salário desproporcional.
Ademais, a falta de representatividade ainda representa um grande obstáculo para a resolução da problemática. Sob tal prisma, Chimamanda Adichie alerta que, os estereótipos limitam o pensamento humano. Tais estereótipos proliferam devido à falta de representatividade, que está na raiz do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres, pois não possuem uma representação adequada de lideranças tanto na mídia quanto na política para promover a igualdade salarial. Assim, é fundamental a resolução desse problema, por meio da promoção de narrativas plurais.
Portanto, urge que a desigualdade de gênero e a ausência de representatividade sejam abordados e dissolvidos. Para isso, cabe ao governo - como a entidade de maior hierarquia e importância no âmbito social - criar e realizar atividades de apoio à mulheres como a realização de palestras com especialistas do assunto. A fim de sensibilizar as pessoas sobre o respeito de gêneros diferentes e a importância da mulher para a sociedade. Tal ação pode, ainda, conter uma divulgação na mídia social, de modo que mais pessoas estejam ciente da questão em pauta. Dessa forma, os problemas poderão ser abordados e superados com maior eficácia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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