Avatar do usuário
Por Estermpereir
Quantidade de postagens
#126250
Em 1988, representantes do povo — reunidos em Assembleia Constituinte — instituíram o Estado Democrático a fim de assegurar a segurança como valor supremo em uma sociedade fraterna. Entretanto, os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil revelam que substancial parcela dos brasileiros não desfrutam do direito de se sentirem seguros na prática, o que se mostra grave problema. Dessa forma, há de se combater o silenciamento, bem como a negligência governamental.

Diante desse cenário, é crucial apontar o papel do silenciamento na problemática. Nesse sentido, percebe-se que a sociedade está contaminada por uma cegueira moral, tal qual a criticada por José Saramago em sua obra "Ensaio Sobre a Cegueira", em que a doença é utilizada como metáfora para a imoralidade. Ou seja, por não querer enxergar os desfavorecidos, o ser humano naturalizou a violência, a opressão e a ideia de que o trabalho de cuidado exercido pelas mulheres é uma obrigação e não possui importância significativa, uma vez que esses esforços não são remunerados e não há liberdade de escolha. Logo, é urgente tal situação seja combatida.

Ademais, é necessário que se desconstrua a ineficácia estatal. À vista disso, Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, desenvolveu o conceito de Instituição Zumbi, segundo o qual algumas entidades perderam sua função social, mas mantiveram — a todo custo — a sua forma. Sob esse viés, o Estado se configura como a instituição de Bauman, visto que possui iniciativa insuficiente em promover campanhas e fiscalização adequada, resultando na discriminação dessas trabalhadoras. Nesse contexto, tal indiferença faz com que a prática se perpetue.

Urge, portanto, que os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher devem ser combatidos em território nacional. Para tanto, cabe às instituições escolares, com veemência, garantir o desenvolvimento dos alunos, por intermédio de atividades lúdicas — propostas pela Base Nacional Comum Curricular — a fim de formarem indivíduos críticos e empáticos. Além disso, cabe ao Estado, no exercício de seu papel social, a ampliação de campanhas por meio de propagandas televisivas em canais abertos, como o intuito de uma maior conscientização. Destarte, a nação verde-amarela vivenciará, de fato, uma realidade análoga à Constituição e será mais justa e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
95 Exibições
por ayllan
0 Respostas 
65 Exibições
por meborges
0 Respostas 
90 Exibições
por Edinareis
0 Respostas 
72 Exibições
por Lkjad
0 Respostas 
81 Exibições
por EstudMary
4 Respostas 
221 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
214 Exibições
por Mariana06
3 Respostas 
150 Exibições
por Pxvesq
1 Respostas 
207 Exibições
por mundodesoph
0 Respostas 
55 Exibições
por saraddagyfy

Aldous Huxley defende: "Os fatos nã[…]

Segundo o Art.205 da Constituição Fe[…]

Zenebra vc poderia corrigir minha redaç&[…]

:D Olá, poderia de fazer um sugestã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM