• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por AnaBeatriz4
#85094
O romance filosófico "Utopia", retrata uma sociedade idealizada, onde a engrenagem social é segura e livre de conflitos sociais. Tal obra fictícia, se mostra distante da realidade contemporânea brasileira, na qual muitas pessoas não possuem o essencial, que é o acesso à cidadania. Ademais, esse lamentável panorama é causa da inexistência de registros de nascimento, vinda da população pobre do Brasil que, por sua vez, é oriunda da exclusão social e falta de visibilidade ao problema.
Em primeiro lugar, é importante destacar que, de acordo com dados do índice de Gini, o Brasil está entre as dez nações mais desiguais do mundo, sendo notório que a exclusão social se faz presente em nossa sociedade, já que a mesma é uma consequência da desigualdade social. Portanto, tal problemática acarreta a invisibilidade de indivíduos que, excluídos e sem conhecimentos, não reconhem a importância da documentação civil - necessária para matrículas em escolas e acesso a benefícios sociais, por exemplo.
Além disso, é primordial mencionar que a baixa visibilidade no tocante à parte da população sem acesso à cidadania corrobora para o descumprimento do papel do Estado que, sob a perspectiva do pensador John Locke, é de garantir os direitos fundamentais a todos. Desse modo, visto que, sem registro civil indivíduos perdem seus direitos, a ausência de resolução para esse empecilho, além de acarretar a persistência do mesmo, contribuí para outros problemas, como a taxa de analfabetismo do Brasil.
Infere-se, portanto, a necessidade da tomada de medidas em prol da garantia de acesso à cidadania brasileira. Dessa forma, cabe a mídia, através de documentários e reportagens divulgados em todas os meios digitais, propagar a realidade vivida por quem não tem acesso a diretos de um cidadão, como forma de pressionar o Estado a cumprir seu papel. Assim, espera-se uma sociedade com maiores semelhanças a de "Utopia".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

0

O ex-presidente Michel temer durante sua gest&atil[…]

Prudência&Sofisticação

samarahbp anasilva1 Anna1

bom dia, Marina li seu texto e minhas observa&cce[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM