Avatar do usuário
Por kim17rezende
Quantidade de postagens
#129335
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, afirma que todos tem direitos sociais. Entretanto quando se observa a deficiência de visibilidade do registro civil como forma de garantir o acesso à cidadania no Brasil, verifica-se que esse preceito é constatado na teoria e não a pratica. Dessa forma essa realidade se deve à negligência governamental e à alienação social.
No filme "Parasita", vencedor do Oscar de melhor filme de 2020, o longa apresenta brutais desigualdades e choques de classe na população sul-coreana. Além da baixa renda, mostra como os direitos básicos de um cidadão não são respeitados na alta sociedade coreana.
Além disso, é importante relacionar a falta do documento de nascimento com o sentimento de invisibilidade desenvolvido pelos indivíduos sem registro, considerando a privatização de direitos sociais, civis e políticos desencadeada pela problemática discutida. Nessa compreensão, somente a partir da certidão de nascimento, pode-se emitir as carteiras de identidade e de trabalho, bem como o de pessoa física e titulo de eleitor de eleitor. Durante a pandemia da Covid-19, a ausência de documentação fez com que parte da população não se vacinasse ou fizesse o teste do vírus, já que essas pessoas não podem beneficiar-se dos servidores e garantias do Estado Democrático de Direito brasileiro.
Diante do exposto, conclui-se que o registro civil é um aspecto intrínseco à cidadania no Brasil. Por isso, o Governo Federal deverá proporcionar a acessibilidade das populações mais carentes, que sofrem com a falta de acesso à documentação, por meio da articulação de unidades moveis para os cartórios do país e os veículos adaptados transportarem os funcionários dos órgãos de registro até as áreas de menor baixa renda "per capita" dos municípios um dia por semana, com o intuito de realizar o procedimento formal de emissão de documentos de nascimento para os grupos menos favorecidos. Desse modo, um número de brasileiro acessará efetivamente, a condição de cidadão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Flicker2307
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#129338
Olá, @kim17rezende! Posso corrigir sim.

Introdução:
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, afirma que todos tem direitos sociais. Entretanto{,} quando se observa a deficiência de visibilidade do registro civil como forma de garantir o acesso à cidadania no Brasil, verifica-se que esse preceito é constatado na teoria e não a pratica{na prática}. Dessa forma{,} essa realidade se deve à negligência governamental e à alienação social.

1. Nos trechos "Entretanto quando se observa..." e "Dessa forma essa realidade..." os conectivos marcados em verde devem estar isolados por vírgulas.
2. A introdução apresenta tese e os argumentos estão citados.
3. Eu recomendo que coloque uma frase de fechamento ou complemente a última frase com um direcionamento melhor para o D1, algo como: Dessa forma, essa realidade se deve à negligência governamental e à alienação social, sendo necessária a reflexão sobre o tema.
OBS: é apenas uma sugestão, da forma que você fez não perde pontos.


D1:
No filme "Parasita", vencedor do Oscar de melhor filme de 2020, o longa apresenta brutais desigualdades e choques de classe na população sul-coreana. Além da baixa renda, mostra como os direitos básicos de um cidadão não são respeitados na alta sociedade coreana.

1. Repertório não produtivo. Você adicionou um repertório sem relacioná-lo com seus argumentos ou com o tema.
2. Não apresenta a estrutura de um parágrafo de desenvolvimento.


D2:
Além disso, é importante relacionar a falta do documento de nascimento com o sentimento de invisibilidade desenvolvido pelos indivíduos sem registro, considerando a privatização {privação} de direitos sociais, civis e políticos desencadeada pela problemática discutida. Nessa compreensão, somente a partir da certidão de nascimento, pode-se emitir as carteiras de identidade e de trabalho, bem como o de pessoa física e titulo {título} de eleitor de eleitor. Durante a pandemia da Covid-19, a ausência de documentação fez com que parte da população não se vacinasse ou fizesse o teste do vírus, já que essas pessoas não podem beneficiar-se dos servidores e garantias do Estado Democrático de Direito brasileiro.

1. A colocação da oração "Durante a pandemia da Covid-19, a ausência de documentação fez com que parte da população não se vacinasse ou fizesse o teste do vírus, já que essas pessoas não podem beneficiar-se dos servidores e garantias do Estado Democrático de Direito brasileiro." ficou desconectada com o resto do texto, apesar de estar relacionada ao tema. Você poderia ter colocado algum conectivo ou mudado a posição para o meio do texto. Isso traria uma melhor coesão.

Conclusão:
Diante do exposto, conclui-se que o registro civil é um aspecto intrínseco à cidadania no Brasil. Por isso, o Governo Federal deverá proporcionar a acessibilidade das populações mais carentes, que sofrem com a falta de acesso à documentação, por meio da articulação de unidades moveis {móveis} para os cartórios do país e os veículos adaptados transportarem os funcionários dos órgãos de registro até as áreas de menor baixa renda "per capita" dos municípios um dia por semana, com o intuito de realizar o procedimento formal de emissão de documentos de nascimento para os grupos menos favorecidos. Desse modo, um número de brasileiro acessará efetivamente, a condição de cidadão.

Meio = OK
Agente = OK (você poderia ter especificado qual Ministério vai realizar a ação, porque só colocar Governo Federal fica meio vago)
Ação = OK
Detalhamento = OK
Finalidade = OK

"...um número de brasileiro..." -> essa expressão é controversa, visto que a ação proposta abrange o todo, não uma parte como é colocado pelo trecho em destaque.


Em geral, você escreve bem, mas senti erros recorrentes de coesão, ortografia e no uso da vírgula. Além disso, seu D1 está desconectado com o texto. Tome cuidado com isso. Tenho certeza que se você ficar por dentro desses pontos vai longe.

Te desejo uma boa escrita! Até mais!

Assinado por Flicker2307
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
91 Exibições
por Edinareis
0 Respostas 
72 Exibições
por Lkjad
0 Respostas 
83 Exibições
por EstudMary
4 Respostas 
222 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
215 Exibições
por Mariana06
3 Respostas 
150 Exibições
por Pxvesq
1 Respostas 
208 Exibições
por mundodesoph
0 Respostas 
45 Exibições
por crol
3 Respostas 
139 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
139 Exibições
por alunmalu567

A Declaração Universal dos Direitos […]

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM