• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por RaianaRai
#83259
Com o crescente aumento populacional nas cidades, desde a época da revolução industrial, tornou-se indispensável a utilização dos registros civis, pois são eles que asseguram todos os cidadãos aos direitos básicos e a segurança como é empregada na constituição de 1988. Todavia, a falta de recursos de muitas famílias brasileiras as impedem de adquirirem esses documentos, o que prejudica o desenvolvimento do Estado, além de interferir no bem-estar daqueles que não conseguem obter esses registros.
Sob esse viés, vale ressaltar que o aumento dos números de indigentes no país é decorrente da grande disparidade social presente na sociedade brasileira. Dessa forma, as melhorias do Estado destinadas para a infraestrutura e serviços básicos se tornam insuficientes, haja visto que, grande parte das pessoas não conseguem usufruir das benfeitorias, o que causa uma estaginização no desenvolvimento socio-econômico do Brasil.
Ademais, a aristocracia econômica também interfere no bem-estar do cidadão de baixa renda, porque são impedidos de utilizar dos mesmos recursos daqueles que apresentam melhores condições de vida. Com isso, esse grupo acaba dependente dos serviços disponibilizados pelo governo, como o Sistema Único de Saúde (SUS), porém, pela ausência dos documentos essenciais acabam também sendo excluídos desse meio.
Em síntese, conclui-se que é necessário a intervenção do Orgãos Municipais e Estaduais, com a criação de propagandas e campanhas, com o auxílio de profissionais experientes na área, em prol da retirada dos documentos pessoais para aqueles que não os apresentam, por meio da liberação de verbas para o projeto. Tendo como efeito, a garantia de acesso à cidadania e aos direitos básicos que são impostos pela Constituição de 1988, para toda a população brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM