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Por Alunarita
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A documentação pessoal é muito importante para ter acesso à cidadania no Brasil, e isso vem sendo um problema ao longo dos anos, por conta da pobreza e por esse assunto não ter tanta visibilidade. Milhares de pessoas vivem sem registro de nascimento e isso acaba impossibilitando a retirada de outros documentos, dificultando a conseguir um emprego e até mesmo não podendo exercer o seu direito de voto.
Além disso, já tem lei sancionada que possibilita a retirada gratuita da certidão de nascimento, mais essa informação não é muito repassada pelos veículos de comunicação, o que acaba resultando na falta de informação dessas pessoas. Muitos deles são pobres e negros, que na maioria dos casos nem sabem dos seus direitos, e isso vai influenciando na falta da educação e nos direitos básicos que todo ser humano deveria ter.
Hoje no Brasil para ser considerado cidadão você tem que possuir seu registro e se não possuir acaba se tornando "invisível" aos olhos da sociedade, mas ao mesmo tempo que a sociedade não o enxerga, também não enxerga esse problema que é tão comum, e ao mesmo tempo tão pouco conhecido.
Com base nisso, mais conhecimento deve ser passado, sobre os direitos como ser humano e também como cidadão, pois hoje em dia os meios de comunicação são muitos, e esses meios podem aumentar o número de registros de nascimento e diminuir o número de pessoas sem certidão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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