• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Silvapere
#83157
A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo VI os diretos básicos para todos os cidadãos, no entanto, o que se vê na sociedade hodierna é o contrário do previsto. Da invisibilidade gerada até a impossibilidade de possuir documentos civis, essa ação trás prejuízos individuais e coletivos. A discrepância social mesclada a falta de empatia e fiscalização das autoridades são fatores que contribuem para esse cenário. Isso mostra que sanar esse revés é um desafio a ser superado.
É imprescindível observar que a certidão de nascimento é de suma importância para a retirada de outros documentos, tais como: carteira de trabalho, identidade, e título de eleitor. Outrossim, de acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a região com mais números de pessoas sem registro de nascimento é o sudeste com aproximadamente 1,15 milhões em 2015. Sendo assim, dentre eles estão as crianças, os adultos e idosos que buscam todos os dias conseguir seus direitos para que sejam enxergados na comunidade brasileira honestamente. Evidencia-se, então, o quadro negativo vivência do por essa parcela da população.
Essa situação se deve, principalmente à desigualdade social que muitas vezes as pessoas não têm condições suficiente para investir no registro de nascimento, apesar de, ter se tornado gratuito, em algumas regiões cobram taxa. Dessa maneira, o filósofo Adam Smith evidencia " A sociedade civilizada em todas as épocas necessita da ajuda e cooperação de um grande número de pessoas ", destinadas a essa exclusão pela falta de uma documentação pessoal, acarretando uma grande frustração e gerando grandes problemas pessoais. Mostra-se, assim, que se faz necessário abordar o assunto e resolver esse impasse.
Diante do exposto, portanto, é essencial uma interposição estatal, com intuito de, por meio do Ministério da Cidadania fazer uma pesquisa em cada município buscando pessoas, cujo, necessita de identificação, em lares, escolas, nas ruas, etc. Somado a isso, a mídia e a sociedade, por sua vez, incentivar os indivíduos com campanhas, distribuindo cartilhas sobre o quão importante é fundamental é o registro civil para o futuro de suas vidas. Desse modo, concretizando o artigo da Constituição de 1988 espera-se promover uma melhora e garantir a cidadania no Tecido social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Segundo a Declaração Universal dos D[…]

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Redação ENEM 2021

Na obra utopia do escritor inglês Thomas Mor[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM