• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por nivia
#82904
Segundo a obra "Cidadãos de Papel" do Jornalista Gilberto, narra a história de um cidadão que possui seus direitos adquiridos, porém, não usufruídos pela escassez de assistência. Essa problemática, fora da ficção, ainda é bastante presente na vida dos brasileiros, uma vez que o registro civil é um documento fundamental para provar a existência de uma pessoa. Essa conjuntura provém não só pela negligência Estatal, mas também pela situação de extrema vulnerabilidade a essa parte da população brasileira.
Nessa perspectiva, a negligência Estatal é uma agravante sério à esta problemática, logo que, sem investimentos por parte do Estado, a garantia do acesso a cidadania no Brasil será algo difícil de ser resgatado. Sob essa análise, não só a lei de 1997 que assegura gratuitamente o registro de nascimento irá ajudar, já que no Brasil são mais de 2 milhões de pessoas sem registro de nascimento.
Ademais, a extrema vulnerabilidade desse grupo de indivíduos é escancarada na sociedade. Um exemplo disso é na música "Eu vejo a vida melhor no futuro", de Lulu Santos, que em toda canção, é nítida a esperança do cantor de um futuro melhor no Brasil. Em situação análoga a realidade atual, a letra da música e o próprio título dela revela a situação precária da nossa nação nos dias atuais,logo que, a baixa renda situada na maioria das família brasileiras é o motivo da invisibilidade desses grupos vulneráveis.
Portanto, urge que o Ministério da Cidadania, promova campanhas para a retirada de documentos tão essencias ao cidadão, por meio das mídias televisoras a fim de todos se informarem e possuírem tanto o registro civil, como outros documentos, exemplo: Cadastro de pessoa Física (CPF), carteira de identidade e o título de eleitor. Sob essa ótica, iniciativas privadas devem colocar em prática projetos individuais/coletivos para informar outros que não tem conhecimento acerca dessa problemática, junto também com doações, afim das pessoas carentes não ficarem desamparadas. Dessa forma, a narrativa da obra "Cidadãos de Papel" ficará apenas na ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Segundo a Declaração Universal dos D[…]

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Redação ENEM 2021

Na obra utopia do escritor inglês Thomas Mor[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM