Avatar do usuário
Por Kassiar1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82872
A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, prevê a todo cidadão o pleno direito à cidadania e à dignidade. No Brasil, entretanto, a falta de ações efetivas por parte do Estado tem permito um aumento no índice de pessoas sem o registro civil na sociedade. Sob esse viés, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse triste fenômeno social.
Diante desse cenário, é possível destacar a negligência governamental e social com um dos principais fatores para o avanço dessa problemática. Com efeito, de acordo com dados do IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística), mais de um milhão de brasileiros não possuem registro, o que revela o descaso do Estado referente à população brasileira. É inaceitável, que o Brasil, maior país da América Latina negligencie a invisibilidade que os brasileiros sofrem.
Ademais, a cidadania brasileira atual assemelha-se ao período colonial do país, por não tratar todos os moradores como cidadãos. Nesse sentido, a dificuldade que grupos negros de extrema pobreza do Brasil encontram para ter acesso à certidão de nascimento é significativa. O racismo enraizado presente no país é a principal causa da interferência no processo de que pretos pobres consigam os direitos da cidadania. É, pois, nocivo, que Estado e sociedade não seja capaz de resolver a problemática em questão.
Desse modo, a invisibilidade e falta de registro civil representa um grave problema e merece atenção do Estado. Assim, o governo federal -principal órgão responsável pela garantia da dignidade e cidadania social- deve propor campanhas de facilitação do processo de registro, por meio de publicações em mídias, escolas e ONGs. Espera-se, com isso, reduzir o número de pessoas sem certidão e acrescentar à esses indivíduos a inserção na sociedade e garantir-lhe a dignidade cidadã como prevê a Constituição Federal brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
47 Exibições
por Matheusbs
0 Respostas 
79 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
70 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
63 Exibições
por hvfhvf
0 Respostas 
57 Exibições
por isa6649
4 Respostas 
272 Exibições
por Mimi2004
0 Respostas 
106 Exibições
por JoyceAmaral
0 Respostas 
48 Exibições
por SaraLeticy
1 Respostas 
92 Exibições
por Danilo18
0 Respostas 
22 Exibições
por Pimba

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM