Há no Brasil, desde o período colonial, uma centralização política e econômica em regiões específicas do território. Inicialmente no Nordeste, com o ciclo da cana-de-açúcar, na região de Minas Gerais pela mineração e posteriormente no Sudeste, durante a economia cafeeira. Dentro desse contexto de organização civilizacional de cunho econômico, as camadas sociais desses períodos não eram enquadradas como cidadãos e careciam de direitos civis.
Além disso, a política de eugenia, que buscava o embranquecimento da população brasileira, e o atraso na suspensão da escravidão, dificultou a inserção de negros, imigrantes e das populações mais pobres na sociedade, excluindo esses das regulamentações do estado e aludindo-os à condição natural, citada por Hobbes na sua obra do contratualismo social.
Portanto, se faz necessário o incentivo da busca pelos direitos civis e o esclarecimento da importância da cidadania pelo Ministério da Educação, através da adequação de componentes curriculares de noções jurídicas, a fim de combater a invisibilidade no Brasil, conscientizando a população desde o ciclo fundamental escolar
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada