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Por DiogoHessel7
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No que concerne à garantia da cidadania ao homem, essa vem sendo buscada e lapidada desde a antiguidade, a exemplo da sociedade ateniense do século V e os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade da Revolução Francesa de 1789, já na idade contemporânea. Entretanto, apesar do avanço histórico, tal direito não se faz homogêneo na realidade brasileira atual.

Há no Brasil, desde o período colonial, uma centralização política e econômica em regiões específicas do território. Inicialmente no Nordeste, com o ciclo da cana-de-açúcar, na região de Minas Gerais pela mineração e posteriormente no Sudeste, durante a economia cafeeira. Dentro desse contexto de organização civilizacional de cunho econômico, as camadas sociais desses períodos não eram enquadradas como cidadãos e careciam de direitos civis.

Além disso, a política de eugenia, que buscava o embranquecimento da população brasileira, e o atraso na suspensão da escravidão, dificultou a inserção de negros, imigrantes e das populações mais pobres na sociedade, excluindo esses das regulamentações do estado e aludindo-os à condição natural, citada por Hobbes na sua obra do contratualismo social.

Portanto, se faz necessário o incentivo da busca pelos direitos civis e o esclarecimento da importância da cidadania pelo Ministério da Educação, através da adequação de componentes curriculares de noções jurídicas, a fim de combater a invisibilidade no Brasil, conscientizando a população desde o ciclo fundamental escolar
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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