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Por bee
#82738
Segundo o IBGE, mais de dois milhões de brasileiros não possuem a certidão de nascimento e aproximadamente 80% dessas pessoas são negras. É de conhecimento geral que o registro civil é o documento que garante o acesso à cidadania no Brasil. Sendo assim, aqueles que não possuem tal documento acabam ficando invisíveis na sociedade, principalmente por conta da desigualdade social e do preconceito para com essas pessoas.
É visível a desigualdade social onde, mesmo que a emissão do documento seja gratuita, o número de pessoas que não o possuem é elevado. Isso mostra que as dificuldades não estão apenas nas condições financeiras, mas também estão na locomoção, tendo em vista que muitas dessas pessoas vivem em lugares afastados.
Além disso, o preconceito no Brasil está muito visível, tendo em vista que a maior parte das pessoas que vivem uma situação de invisibilidade são pessoas pobres e de pele racializada, que por não possuírem documentos não tem acesso aos direitos previstos na Constituição.
Sendo assim, cabe ao estado implantar órgãos que emitem o registro civil em áreas mais afastadas e aumentar a circulação de transportes na periferia, para que a locomoção seja feita com mais facilidade. Além disso, deve-se conscientizar a população da importância de emitir tal documento, por meio de palestras e campanhas que mostrem os seus direitos sociais, assim garantindo o acesso à cidadania e diminuindo a invisibilidade na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Redação ENEM 2021

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Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

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