• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por ianebeatriz
#82684
Na obra "A República" o filósofo grego Platão idealiza uma cidade livre de desordem onde o povo trabalha em conjunto para superar os obstáculos, ao analisar o tema invisibilidade e registro civil é possível notar uma oposição as ideias de Platão visto que não há possibilidade de desfrutar de uma sociedade igualitária se todos os cidadãos não possuírem acesso aos mesmos direitos.
Mediante ao exposto pode-se apontar como causador deste fato a exclusão social e a desigualdade racial visto que a maioria da população que não possui registro civil é negra pobre e vive nas regiões nordeste e sudeste do país.
Ainda nessa conjuntura, a Constituição assegura que é direito de toda a criança o acesso à educação, contudo é necessário certidão de nascimento para que as mesmas sejam matriculadas em escolas, desta forma milhões de crianças brasileiras acabam por não usufruir deste direito.
Em suma, é de extrema importância e com o Ministério público garanta o acesso a estes documentos inserindo estes indivíduos oficialmente na sociedade, a fim de que estas pessoas não sejam tidas como sem valor. Embora a lei Nº 9534 tenha tornado gratuito acesso ao registro civil o problema perdura assim é possível concluir que essa explosão não é financeira e sim social e racial.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Desde o surgimento das grandes civilizaç&ot[…]

O quadro “O Grito”, elaborado por Edva[…]

Eryka , Arnaildo ProfaJoelma Profajojo Pro[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM