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Por Yasminsszx
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#82608
     De acordo com a Lei da Inércia, de Isaac Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força atua sobre ele. Sob esse viés,essa condição concerne à questão da invisibilidade e registro civil dos cidadãos brasileiros, que segue sem uma intervenção que o resolva. Logo, não só a negligência governamental como também o silenciamento do tema consolidam essa situação.
     A priori, urge salientar as ineficácias investidas governamentais  para reverter essa situação. Tal conjuntura, segundo o Sociólogo John Locke, configura-se como uma quebra do " contrato social", já que o Estado não cumpre com sua função de garantir que os cidadãos gozem de seus direitos . Dessa forma, no Brasil contemporâneo, ainda existem milhares de indivíduos que nem se quer possuem uma certidão de nascimento. Assim, a omissão governamental é um agravante para a problemática.
       Ademais, a falta de discussão sobre pessoas sem documentação pessoal é um fator complexador da situação. Nesse sentindo,  segundo o Sociólogo Karl Marx, em sua teoria do " Silenciamento dos Discursos", alguns temas são omitidos da sociedade para ocultar as mazelas sociais. Nesse ínterim, a falta de abrangência da mídia acerca dessa temática, acaba contribuindo para o esquecimento e a marginalização dessas pessoas. Com isso, a falta de visibilidade à essa parcela da sociedade acaba dificultando para a solução desse impasse.
     Portanto, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Para isso, é imperativo que o Ministério da Cidadania elabore, por meio da mídia e seu alto poder de persuasão, campanhas públicas sobre a importância de ter esses documentos para possuir benefícios sociais, como ter o direito ao voto e de ingressar nas escolas, com o fim de que essas pessoas passem a ter valor e exerçam sua cidadania. Destarte, com base na 1ª Lei de Newton, esse problema sairá da Inércia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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