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Por Dora768
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#118912
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia no ordenamento jurídico brasileiro, assegura os direitos fundamentais dos cidadãos, como o acesso ao registro de identificação pessoal. Entretanto, tais prerrogativas, infelizmente, não são plenamente efetivadas no hodierno contexto nacional, visto que ainda há desafios no enfrentamento da invisibilidade e registro civil no Brasil. Essa realidade decorre, principalmente, da inação das esferas governamentais e do despreparo civil.

Inicialmente, é imprescindível destacar que inação das esferas governamentais é fruto da exigua atuação dos governantes. Isso porque, conforme a tese defendida pelo filósofo inglês Thomas Hobbes, pertence ao Estado a
responsabilidade de garantir o bem-estar coletivo. No entanto, em sua maioria, os
representantes políticos nacionais negligenciam suas responsabilidades, uma vez que a pessoa não esteja com registro de identificação pessoal será dada como "não existente" para ação govermentares, na qual, a população participa de atividades proposta pelo o governo como acesso a saúde, educação entre outros. Dessa forma, faz-se urgente a mudança da postura estatal brasileira.

Ademais, é importante pontuar do despreparo da sociedade civil lidar com o revés, uma vez que, mediante a ausência de uma formação adequada, grande parte dos individuos, conforme afirma o israelense Yuval Harari, na obra "21 lições para o século XXI", é capaz de perceber os reais problemas do mundo, fator que favorece a adoção de uma postura passiva e apática. Logo, é primordial uma intervenção que vise à alteração desse quadro.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater a invisibilidade e registro civil no Brasil. Para tanto, cabe ao Governo Federal, em conjunto como o Congresso Nacional, ampliar a criação de ferramentas legais que garanta aos cidadãos o acesso a identificação. Outrossim, é dever do Estado, por meio do Ministério da Educação, em parceria com os estados, como promover debates e palestras com o intuito de desenvolver o senso crítico dos cidadãos. Desse modo, poder-se á alcançar uma sociedade plenamente assistida pelos ditames da Carta Magna de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Dora768
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#118913
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia no ordenamento jurídico brasileiro, assegura os direitos fundamentais dos cidadãos, como o acesso ao registro de identificação pessoal. Entretanto, tais prerrogativas, infelizmente, não são plenamente efetivadas no hodierno contexto nacional, visto que ainda há desafios no enfrentamento a invisibilidade e registro civil no Brasil. Essa realidade decorre, principalmente, da inação das esferas governamentais e do despreparo civil.

Inicialmente, é imprescindível destacar que inação das esferas governamentais é fruto da exigua atuação dos governantes. Isso porque, conforme a tese defendida pelo filósofo inglês Thomas Hobbes, pertence ao Estado a
responsabilidade de garantir o bem-estar coletivo. No entanto, em sua maioria, os
representantes políticos nacionais negligenciam suas responsabilidades, uma vez que a pessoa não esteja com registro de identificação pessoal será dada como "não existente" para ação govermentares, na qual, a população participa de atividades proposta pelo o governo como acesso a saúde, educação entre outros. Dessa forma, faz-se urgente a mudança da postura estatal brasileira.

Ademais, é importante pontuar do despreparo da sociedade civil lidar com o revés, uma vez que, mediante a ausência de uma formação adequada, grande parte dos individuos, conforme afirma o israelense Yuval Harari, na obra "21 lições para o século XXI", é capaz de perceber os reais problemas do mundo, fator que favorece a adoção de uma postura passiva e apática. Logo, é primordial uma intervenção que vise à alteração desse quadro.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater a invisibilidade e registro civil no Brasil. Para tanto, cabe ao Governo Federal, em conjunto como o Congresso Nacional, ampliar a criação de ferramentas legais que garanta aos cidadãos o acesso a identificação. Outrossim, é dever do Estado, por meio do Ministério da Educação, em parceria com os estados, promover debates e palestras com o intuito de desenvolver o senso crítico dos cidadãos. Desse modo, poder-se á alcançar uma sociedade plenamente assistida pelos ditames da Carta Magna de 1988.
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Por OlrenBeat
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#118925
NOTA FINAL 840!
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresentou uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante destacar alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais coeso e coerente.

Na introdução, você abordou o tema proposto e fez uma breve contextualização sobre a garantia de acesso ao registro civil no Brasil. Porém, faltou apresentar claramente a tese que será defendida ao longo do texto. É fundamental deixar claro qual é o posicionamento que você irá sustentar em relação ao tema.

No primeiro parágrafo do desenvolvimento, você mencionou a inação das esferas governamentais como um dos principais desafios na efetivação dos direitos fundamentais relacionados à invisibilidade e registro civil. No entanto, faltou argumentar de forma mais consistente essa ideia. Procure trazer exemplos concretos ou dados estatísticos para embasar seus argumentos.

Já no segundo parágrafo do desenvolvimento, você abordou o despreparo da sociedade civil em lidar com esse problema. Aqui também seria interessante trazer exemplos ou evidências para fortalecer sua argumentação. Além disso, tome cuidado com erros gramaticais e de concordância verbal ("lidam" em vez de "lidar").

Na conclusão, você retomou as ideias apresentadas anteriormente e sugeriu algumas medidas para combater a invisibilidade e garantir o acesso ao registro civil no Brasil. Foi positivo propor intervenções por parte do Governo Federal e Ministério da Educação, mas é importante detalhar melhor essas ações. Explique como elas seriam implementadas, quem seria o agente responsável e qual seria o impacto esperado.

Além disso, atente-se à organização das ideias e ao uso adequado de conectivos para garantir uma maior coesão textual. Procure também revisar sua redação em relação à ortografia e pontuação.

No geral, você apresentou um bom domínio do tema proposto e demonstrou repertório sociocultural ao mencionar filósofos como Thomas Hobbes e Yuval Harari. Continue praticando a escrita para desenvolver ainda mais suas habilidades argumentativas.

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais orientações, estou à disposição.

Sua redação possui 27 desvios!
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