Inicialmente, é imprescindível destacar que inação das esferas governamentais é fruto da exigua atuação dos governantes. Isso porque, conforme a tese defendida pelo filósofo inglês Thomas Hobbes, pertence ao Estado a
responsabilidade de garantir o bem-estar coletivo. No entanto, em sua maioria, os
representantes políticos nacionais negligenciam suas responsabilidades, uma vez que a pessoa não esteja com registro de identificação pessoal será dada como "não existente" para ação govermentares, na qual, a população participa de atividades proposta pelo o governo como acesso a saúde, educação entre outros. Dessa forma, faz-se urgente a mudança da postura estatal brasileira.
Ademais, é importante pontuar do despreparo da sociedade civil lidar com o revés, uma vez que, mediante a ausência de uma formação adequada, grande parte dos individuos, conforme afirma o israelense Yuval Harari, na obra "21 lições para o século XXI", é capaz de perceber os reais problemas do mundo, fator que favorece a adoção de uma postura passiva e apática. Logo, é primordial uma intervenção que vise à alteração desse quadro.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater a invisibilidade e registro civil no Brasil. Para tanto, cabe ao Governo Federal, em conjunto como o Congresso Nacional, ampliar a criação de ferramentas legais que garanta aos cidadãos o acesso a identificação. Outrossim, é dever do Estado, por meio do Ministério da Educação, em parceria com os estados, como promover debates e palestras com o intuito de desenvolver o senso crítico dos cidadãos. Desse modo, poder-se á alcançar uma sociedade plenamente assistida pelos ditames da Carta Magna de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.