Primeiramente, cabe a análise sobre a gênese do revés. Mesmo após o registro civil se tornar gratuíto na década de 90, aproximadamente 3 milhões de brasileiros não possuiam o documento em 2015, segundo o IBGE. A falta de informação e consciência social sobre a importância da certidão de nascimento segrega uma parcela da população que não goza de seus direitos. Sendo assim a ignorância se apresenta como um obstáculo à inclusão social e política. Além disso, os moradores da zona rural possuem desafios ainda maiores nesse cenário, uma vez que a distância entre os locais de registro e o local de moradia se apresenta como um entrave.
Sob tal perspectiva, Thomas Hobbes afirma que é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem no progresso de toda a coletividade, no entanto, isso não é observado na conjuntura hodierna, já que os não portadores do registro de nascimento são impossibilitados de realizarem matrículas em escolas e expedir o título de eleitor, não usufruindo assim dos direitos à educação e ao voto.
Dado o exposto, urge a necessidade de medidas estatais para solução do problema. Portanto, o governo federal deve propiciar a interiorização dos postos de registro civil para as zonas rurais, por meio da construção de estabelecimentos responsáveis pela expedição de certidões de nascimento, além de promover campanhas informativas sobre a importância da atuação como cidadão no país, através da TV, rádio e carros de som, para que dessa maneira todos os cidadãos brasileiros sejam registrados e se tornem visíveis para o Estado e para o mundo ao seu redor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada