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O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". A afirmação atribuída a filósofa francesa Simone de Beauvoir, pode facilmente ser aplicada aos cidadãos que não possuem o registro civil, já que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é fato da população se habituar a essa realidade. Ademais, vale ressaltar que o registro de nascimento é a garantia de acesso á cidadania no Brasil, uma vez que o indivíduo se torna visível, como também potencializa a entrada de jovens no meio educacional.
Diante desse cenário, é visto que a certidão de nascimento tem grande importância no corpo social. Nesse sentido, é importante mencionar que a pessoa, a qual não possui esses documentos se torna invisível, ou seja, sua existência nunca foi oficialmente reconhecida pelo Estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a sociedade brasileira enfrenta um grande problema de invisibilidade, o qual mais de 2 milhões de pessoas são invisíveis diante do tecido social e no Estado.
Neste viés, a documentação mais importante é o registro civil, pois ele possibilita á entrada de jovens nas escolas, uma vez que a educação tem suma importância. Além disso, a matrícula das crianças e adolescentes só é realizada com este documento, por isso, logo após o nascimento o documento deve ser realizado, tanto para os cidadãos serem reconhecidos na sociedade, como também para acessar à escola. De acordo com o educador brasileiro Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda."
Assim, é crucial mitigar a invisibilidade dessa parcela da população e divulgar o quão importante é este documento. Portanto, urge que o Governo, por meio do Ministério da Cidadania crie campanhas nas redes - uma vez que a internet tem imenso poder transformador e persuasivo - com o fito de divulgar a importância e a necessidade deste documento para os indivíduos se tornarem cidadãos. Outrossim, a escola deve criar palestras educacionais para informar os jovens a respeito da documentação pessoal, a fim de fazer com que eles procurem tirar esses documentos, pois como disse Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Observações:
-Palavras estrangeiras devem ser marcadas com aspas;
-Substitua as palavras por sinônimos, para que não haja muitas repetições;
-Recomendo sempre começar os parágrafos com o tópico frasal e terminar com uma frase conclusiva;
-Tenta relacionar a última frase da conclusão com algum reportório que você já tenha citado anteriormente;
-Acho que faltou as teses na introdução.
LUAs3s escreveu:"O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles".faltou um conectivo A afirmação atribuída a filósofa francesa...
Parabéns, achei a redação ótima, mas percebi alguns erros de acentuação e gramática. Muito sucesso para você!

Mylike , Jotaveh , marimoon , larissa0205 , […]

A invisibilidade dos "cidadãos"

A invisibilidade decorrente da falta de registro c[…]

Para começar sua redação, &ea[…]

Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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