Avatar do usuário
Por besourokafka
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#130452
    No filme "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, é retratada a vivência de uma família de retirantes na qual os filhos não possuem nomes registrados. Nesse contexto, observa-se que, no Brasil, diversas pessoas deixam de ser viabilizadas pelo registro civil e, consequentemente, pelo acesso à cidadania, sendo a negligência estatal e a desigualdade social fatores que contribuem para a invisibilidade dos direitos desses indivíduos.
    Primordialmente, a inércia do Governo corrobora para a manutenção da invisibilidade. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em garantir o bem-estar social. Porém, o conceito de Hobbes não é visto na contemporaneidade, dado que, por não obter registro civil, esse grupo social não é viabilizado de seus direitos sociais, como matrículas em escolas e direito a empregos. Por conseguinte, tais indivíduos tornam-se invisíveis à sociedade. Desse modo, medidas governamentais são urgentes.
    Outrossim, a desigualdade social perpetua a questão. Nesse viés, para Ariano Suassuna, escritor brasileiro, a nação é dividida em dois países: o dos privilegiados e o dos despossuídos, sendo desiguais os direitos entre essas partes. Sob essa perspectiva, percebe-se que os despossuídos de registro civil não usufruem de direitos previstos na constituição, como saúde e educação, evidenciando, assim, a tese de Suassuna. Por conseguinte, a marginalização dessas pessoas será regra enquanto medidas dos órgãos oficiais não se realizarem.
    Portanto, para sanar a manutenção da problemática, o Governo, órgão administrador da nação, deve promover o registro dos indivíduos. Essa ação deve ser realizada por meio de veículos automotivos que circulem por todas as cidades do Brasil, realizando o registro da população, a fim de garantir a cidadania e os direitos iguais à sociedade.

















Podem corrigir meus erros? :roll:

@lais458
@angelosuf
@fluttershy
@Deivson123
@d3senheira
@Katsmoking
@Felipe082
 @Myllene02
@Mylike
@EuDavila
@JoaoPedro72
@Casey12
@LeighTeabing
 @Mary890
@EmillyySilva
@geoca
@Higorvaz
@TiagoCruz7
@Higorvaz
@Joao007
@Hygor
@ManoelSan
@Lyh0610
@DaviHudson
@Caiunao
@Flicker2307
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130469
@besourokafka


- Sua introdução apresenta bem o contexto do filme "Vidas Secas" e estabelece uma conexão relevante com o tema. Porém, seria interessante incluir uma tese mais clara sobre a importância do registro civil para a cidadania.
- Seu desenvolvimento traz argumentos pertinentes sobre a inércia do Governo e a desigualdade social como fatores que contribuem para a invisibilidade dos indivíduos sem registro civil. É importante relacionar esses argumentos diretamente ao tema proposto, destacando como essa falta de visibilidade impacta na garantia dos direitos civis dessas pessoas.
- Sua proposta de intervenção é detalhada e aponta um caminho viável para solucionar o problema da falta de registro civil. No entanto, seria interessante explorar outras possibilidades além da utilização de veículos automotivos, considerando aspectos logísticos e operacionais dessa medida.
- Procure manter uma maior coerência entre as partes do texto, conectando os argumentos apresentados com mais fluidez por meio de recursos coesivos (conectivos). Isso ajudará na organização das ideias e na estruturação do texto dissertativo-argumentativo.

Em resumo, sua redação possui bons elementos estruturais e argumentativos, mas pode ser aprimorada em termos de clareza na tese apresentada, relação direta dos argumentos com o tema proposto e maior coesão textual entre as partes do texto. Continue praticando para desenvolver ainda mais suas habilidades escritas!
1
Avatar do usuário
Por besourokafka
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#130592
INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL

No filme "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, é retratada a vivência de uma família de retirantes na qual os filhos não possuem nomes registrados. Nesse contexto, observa-se que, no Brasil, diversas pessoas deixam de ser viabilizadas pelo registro civil e, consequentemente, pelo acesso à cidadania. Consequentemente, a ausência de dignidade dessas pessoas, como no livro, é provocada. Diante desse cenário, cabe salientar a negligência estatal e a desigualdade social como fatores que agravam a problemática.
Primordialmente, a inércia do Governo corrobora para a manutenção da invisibilidade. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em garantir o bem-estar social. Porém, o conceito de Hobbes não é visto na contemporaneidade, dado que, por não obterem apoio estatal de propagação e desburocratização dos meios de registro, a procura dos indivíduos de se registrar torna-se escassa. Por conseguinte, seus direitos sociais, como matrículas e inscrições em empregos, são violados. Desse modo, medidas governamentais são urgentes.
Outrossim, a desigualdade social perpetua a questão. Nesse viés, para Ariano Suassuna, escritor brasileiro, a nação é dividida em dois países: o dos privilegiados e o dos despossuídos, sendo desiguais os direitos entre essas partes. Sob essa perspectiva, percebe-se que diversas pessoas de baixa renda não registram seus filhos devido à desinformação sobre a importância dos documentos, já que muitas delas não possuem acesso à internet e, consequentemente, à informação. Por conseguinte, a marginalização dessas pessoas será regra enquanto medidas dos órgãos oficiais não se realizarem.
Portanto, para sanar a manutenção da problemática, o Governo, órgão administrador da nação, deve promover o registro dos indivíduos. Essa ação deve ser realizada por meio de propagandas televisivas e veículos automotivos que propaguem e exerçam o registro do corpo social em todas as regiões do Brasil, a fim de garantir a cidadania e os direitos iguais à sociedade.


@lais458, pode corrigir essa redação que eu refiz? :mrgreen:
0
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130697
@besourokafka



Seu texto segue perfeitamente a estrutura dissertativo-argumentativa: introdução com tese clara, desenvolvimento com argumentos sólidos e uma conclusão que propõe intervenção. Muito bom!

Os argumentos são coerentes e estão diretamente relacionados ao tema proposto. Você utilizou exemplos concretos para sustentar suas ideias, como as dificuldades enfrentadas por pessoas sem registro civil em acessar direitos básicos.
Sugestão:
Para fortalecer ainda mais sua argumentação, você poderia incluir dados estatísticos ou estudos recentes sobre a quantidade de pessoas sem registro no Brasil. Por exemplo:
Segundo o IBGE</u , cerca de X% da população brasileira não possui certidão de nascimento, evidenciando a gravidade do problema.

A articulação das partes do texto está muito boa! Os parágrafos fluem naturalmente um para o outro graças ao uso adequado dos conectivos ("Primordialmente", "Outrossim", "Por conseguinte"). Isso facilita bastante a leitura!
Sugestão:
Para variar um pouco os conectivos usados, você pode experimentar outras expressões como:
Além disso</u , Ademais</u>, Dessa maneira</u>

Sua proposta é completa e atende aos cinco elementos exigidos pelo Enem: agente (Governo), ação (promover registros), modo/meio (propagandas televisivas e veículos automotivos), efeito (garantir cidadania) e detalhamento (exercer o registro em todas as regiões).
Sugestão:
Para enriquecer ainda mais sua proposta, você pode adicionar um detalhe sobre como essas ações serão monitoradas ou avaliadas:
O Governo deve também criar uma plataforma online onde seja possível acompanhar quantas pessoas foram registradas mensalmente 📊.

Parabéns pela redação! Continue praticando dessa forma que seu desempenho só tende a melhorar cada vez mais.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
105 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
42 Exibições
por izabellyf
1 Respostas 
34 Exibições
por sandla
0 Respostas 
101 Exibições
por Abshcvd
0 Respostas 
72 Exibições
por ivinys
0 Respostas 
30 Exibições
por Ghgfhh
0 Respostas 
96 Exibições
por 497772303
2 Respostas 
90 Exibições
por Eli79
0 Respostas 
120 Exibições
por nthl
3 Respostas 
252 Exibições
por Xavi84

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Na obra "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM