Avatar do usuário
Por letiisilv
Quantidade de postagens
#124790
De acordo com a Constituição de 1988, todo cidadão tem o direito a recursos básicos, entre eles o de exercer sua cidadania em todo território nacional. Entretanto, é notório que nem todos os indivíduos da sociedade possuem a garantia de acesso à cidadania, uma vez que são invisibilizados por não obterem o registro civil. Dessa forma, tal adversidade é marcada, principalmente, pela negligência governamental e o silenciamento da problemática.
Na obra "Vidas secas", escrito por Graciliano Ramos, é retratado a invisibilidade da família por meio dos dois meninos, os quais não possuem nome, sendo chamados apenas de "menino mais velho" e "menino mais novo", e são excluidos da sociedade. Sendo assim, é possível perceber que o livro condiz com a realidade do Brasil, uma vez que inúmeros brasileiros não possuem o documento e, consequentemente, não usufruem de quaisquer direitos básicos à cidadania no país. Além disso, a problemática está atrelada, também, com a negligência governamental, visto que as autoridades competentes falham no incentivo para que a população se registre e não facilitam para que tal ação seja feita.
Outro fator importante que acarreta a problemática em questão é o silenciamento do tema, visto que muitas pessoas não possuem registro civil e o problema não é comentado socialmente. Dessa forma, também é possível notar a constante exclusão que esses indivíduos estão passando, ficando a margem da sociedade e tendo poucos ou nenhum direito à cidadania, uma vez que, para que os membros da população tenham acesso e exerçam todos os direitos da Constituição, é necessário ter em mãos tal documentação. Sendo assim, se observa que a tematica deve ganhar mais reconhecimento e ser combatido e tratado com urgencia.
Conclui-se que, para que o tema em questão seja cessado, é necessário que o governo tome medidas que incentive a população a se registrar, como por exemplo, tornar o tema recorrente em escolas e universidades para que os jovens incentivem e auxiliem as pessoas desprovidas da certidão de nascimento a obterem. Além disso, as autoridades competentes devem investir em políticas publicas e tornar acessível e facilitado a obtenção desse documento para que todos os cidadãos possuam a garantia de acesso à cidadania no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
220 Exibições
por mundodesoph
0 Respostas 
50 Exibições
por crol
0 Respostas 
146 Exibições
por alunmalu567
1 Respostas 
84 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
32 Exibições
por izabellyf
1 Respostas 
24 Exibições
por sandla
0 Respostas 
87 Exibições
por Abshcvd
0 Respostas 
53 Exibições
por ivinys
0 Respostas 
20 Exibições
por Ghgfhh
0 Respostas 
86 Exibições
por 497772303

Oi, studymalus . A demanda por correç&otil[…]

Saúde Mental Redação

Oi, RaphoBrabo . Mantenho minha dica sobre desdob[…]

Manipulação Dados Redação

Oi, RaphoBrabo . A demanda por correç&otil[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM