Na obra "Vidas secas", escrito por Graciliano Ramos, é retratado a invisibilidade da família por meio dos dois meninos, os quais não possuem nome, sendo chamados apenas de "menino mais velho" e "menino mais novo", e são excluidos da sociedade. Sendo assim, é possível perceber que o livro condiz com a realidade do Brasil, uma vez que inúmeros brasileiros não possuem o documento e, consequentemente, não usufruem de quaisquer direitos básicos à cidadania no país. Além disso, a problemática está atrelada, também, com a negligência governamental, visto que as autoridades competentes falham no incentivo para que a população se registre e não facilitam para que tal ação seja feita.
Outro fator importante que acarreta a problemática em questão é o silenciamento do tema, visto que muitas pessoas não possuem registro civil e o problema não é comentado socialmente. Dessa forma, também é possível notar a constante exclusão que esses indivíduos estão passando, ficando a margem da sociedade e tendo poucos ou nenhum direito à cidadania, uma vez que, para que os membros da população tenham acesso e exerçam todos os direitos da Constituição, é necessário ter em mãos tal documentação. Sendo assim, se observa que a tematica deve ganhar mais reconhecimento e ser combatido e tratado com urgencia.
Conclui-se que, para que o tema em questão seja cessado, é necessário que o governo tome medidas que incentive a população a se registrar, como por exemplo, tornar o tema recorrente em escolas e universidades para que os jovens incentivem e auxiliem as pessoas desprovidas da certidão de nascimento a obterem. Além disso, as autoridades competentes devem investir em políticas publicas e tornar acessível e facilitado a obtenção desse documento para que todos os cidadãos possuam a garantia de acesso à cidadania no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada