Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a invisibilidade dos não registrados. Nesse sentido, cidadãos sem registro são negligenciados pelo Estado. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que as pessoas desfrutem de direitos indispensáveis, como educação e saúde, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a negligência governamental como impulsionador da desinformação e o que a falta de registros podem causar. Segundo o IBGE, cerca de 12% de pessoas desabrigadas e sem assistência, são aquelas que não obtém seu registro. Diante de tal exposto, civis sem documentos são constantemente ignorados e tratados como nada. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende - se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o governo federal por intermédio de programas sociais que incluam todos - com ou sem registro -, uma maior abordagem midiática sobre os benefícios de um registro, parcerias com comunidades locais para conscientização, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, onde todos tenham acesso a condições básicas. Assim, se consolidaria uma sociedade mais equitativa, onde o Estado desempenha seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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