Mormente, é válido ressaltar a ausência de ações governamentais como um agravante da problemática em evidência. Sob esse pressuposto, segundo o filósofo Nicolau Maquiavel, na obra literária "O Principe", o Governo tem o dever primordial de garantir o bem-estar universal, a fim de se manter no poder. Sob essa análise, apesar de ser fundamental tal compromisso deste órgão para a sociedade, entretanto, o Governo Brasileiro falha ao não cumprir o seu devido papel. Pois, as leis que deveriam fomentar em prol do acesso ao registro cívico no Brasil, em sua maioria, são ineficientes e negligentes com a tal causa.
Outrossim, é necessário salientar a desigualdade social como um obstáculo latente da problema em questão. Sob esse viés, conforme a Lei número 9, promulgada em 1997, o registro pós-nascimento tornou-se gratuito para a sociedade do território nacional. No entanto, mesmo tal ação legislativa ser vital para muitos dos indivíduos, pode-se observar que esta não atenua completamente os impactos da desigualdade social presente no Brasil contemporâneo, logo, mostrando-se muito bastante complexa. Sendo assim, tal fato analisado é perceptível, já que a condição financeira se tornou, apenas, mais um dos efeitos da questão, visto que, além dele, há outras barreiras, como o difícil acesso aos cartórios para determinadas famílias devido à região em que se localizam.
Logo, é de suma importância buscar meios para combater a exclusão social acarretada pela ausência do documento civil. Para isso, cabe ao Ministério Justiça promover por meio da criação de leis e ações eficientes, acerca de diminuir as dificuldades, como as desigualdades, que agravam a situação destacada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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