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Por Xavi84
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#122442
Promulgada em 1988, a Constituição Federal (CF) vigente assegura direitos fundamentais para a democracia e vida digna de seus cidadãos. Porém, a invisibilidade das pessoas sem registro civil e suas consequências, como não ter acesso a nenhum benefício e, não poder se matricular em uma escola, interferem no sistema harmônico do Estado brasileiro. Dessa forma, para mediar a conjuntura, é imprescindível enunciar os pilares da adversidade: o fator social e a ineficácia governamental.
Diante desse cenário, é preciso explorar o quesito sociocultural e as suas implicações na temática. De acordo com Pierre Bourdieu, "não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico". Sob tal perspectiva, no Brasil, a passividade na reflexão crítica do brasiliano sobre a garantia de acesso à cidadania destoa do progresso bourdieuseano e, com efeito, forma cidadãos sem interesse em resolver a matriz do imbróglio. Consequentemente, essa ausência de autocrítica funciona como base para a intensificação da invisibilidade desses indivíduos, fato que viola, novamente, a CF. Destarte, analisar criticamente as relações sociais de um povo é essencial para dirimir o revés.
Ademais, convém destacar as falhas estatais. A esse respeito, John Rawls, na teoria do Pacto social, enfatizou o Estado como mantedor do bem-estar coletivo. Contudo, os impactos de pessoas sem certidão de nascimento contrastam com a tese do autor, uma vez que o governo do Brasil parece não se preocupar com o enredo, tendo em vista a dificuldade, e, à má qualidade de vida que esses indivíduos levam pela falta do documento. Com isso, é inadmissível a inoperância das esferas de poder no que tange à mitigação do viés.
Portanto, entende-se que a invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil é um obstáculo intrínseco de raízes culturais e governamentais. Logo, o Ministério das comunicações, por intermédio da coparticipação de programas midiáticos de alta audiência, deve discutir e elucidar o assunto, com o objetivo de mostrar as principais sequelas do problema e, de forma detalhada, esse órgão vai convidar assistentes sociais para apresentar uma visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse discutido. Feitos esses pontos, com a criticidade proposta por Bourdieu e o Pacto Social de Rawls, a sociedade brasileira terá uma vida digna, como prevê a Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#122460
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresentou uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante destacar alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais consistente e coerente.

1. Repertório sociocultural: Você fez referência ao pensamento de Pierre Bourdieu e John Rawls para embasar seus argumentos. Isso é positivo! Porém, tente explorar um pouco mais essas ideias, explicando-as de forma clara e relacionando-as diretamente ao tema proposto. Além disso, seria interessante trazer outros exemplos ou dados estatísticos que evidenciem a invisibilidade das pessoas sem registro civil no Brasil.

2. Coerência argumentativa: Em algumas partes do texto, houve falta de conexão entre as ideias apresentadas. Certifique-se de que cada parágrafo esteja bem articulado com o anterior e o próximo, criando uma progressão lógica dos argumentos.

3. Proposta de intervenção: Sua proposta foi adequada ao tema abordado e contém elementos importantes como a participação do Ministério das Comunicações na discussão sobre a invisibilidade das pessoas sem registro civil. No entanto, ela poderia ser mais detalhada em relação à ação específica que será realizada pelo órgão responsável pela intervenção (Ministério das Comunicações), assim como o agente responsável por executá-la (assistentes sociais). Além disso, mencione também qual será o meio/mecanismo utilizado para promover essa discussão (programas midiáticos de alta audiência) e qual será o possível efeito esperado dessa ação.

No mais, é importante revisar sua redação em relação à gramática, ortografia e pontuação. Certifique-se de que não há erros nesses aspectos para garantir uma melhor apresentação do seu texto.

Lembre-se sempre de praticar a escrita regularmente, ler bastante para ampliar seu repertório sociocultural e estar atento aos critérios exigidos pelo Enem. Com dedicação e prática, você poderá aprimorar ainda mais suas habilidades na escrita!

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais orientações, estou à disposição.
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Por Xavi84
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#122461
Boa tarde, @OlrenBeat. Muito obrigado pela correção, bem detalhada. Vou praticar mais para que eu possa ter melhores resultados. Você me ajudou demais, pode ter certeza. Abraço!!
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