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Por nthl
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A exclusão documental, reflete quase todos os aspectos da desigualdade social brasileira, segundo o jornal el país a maioria das pessoas sem registro, são negras, pardas e muito pobres, atualmente são 2,7 milhões de pessoas nessa situação, cerca de 2,59% da população brasileira de acordo com o IBGE.

Sem registro civil, não se tem acesso a diretos básicos como educação, saúde, trabalho, e voto, já que sem a certidão de nascimento, não se pode emitir outros documentos, como a carteira de trabalho, cartão do sus, e título de eleitor, para muitos, foi quase impossível estudar e concluir o ensino médio, devido á falta de documentos não conseguiam se matricular nas escolas da rede pública. Deixando pessoas humildes em maior situação de vulnerabilidade social.

Apesar do registro civil hoje ser gratuito, existem outros fatores que causam a invisibilidade social, como o analfabetismo e desinformação em lugares isolados. Entrevistados pelo jornal el país, relatam dificuldades em conseguir o registro tardio, algo que até então parecia simples, para as pessoas que buscam o reconhecimento civil pode demorar anos, causando ainda mais aflição e desânimo para as pessoas que se sentem invisíveis no país, e sofrem com a falta de direitos sem conseguir estudar ou trabalhar para se sustentar. Uma das entrevistadas contou que precisou da intervenção de uma assistente social para garantir as vacinas contra a covid-19.

Escolas e centros de saúde não deviam ser indiferentes a falta de documentação, deveriam atuar como guia ativo de informação e encaminhamento a pessoas em estado de invisibilidade social, centros sociais poderiam ter maior comunicação com as populações analfabetas de lugares afastados, para evitar a desinformação e consequentemente trazer a justiça itinerante a lugares remotos, para garantir o registro civil desde o nascimento. A fim de facilitar o registro tardio a Secretaria Nacional de Cidadania deve agilizar o processo diminuindo a burocracia irrelevante, afinal é direito desses indivíduos receber o registro civil, bem como integrar os sistemas de registro entre os estados, e garantir o acesso à cidadania no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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