Avatar do usuário
Por sandla
Quantidade de postagens
#120209
A obra "vidas secas" do escritor Graciliano Ramos, retrata a família de retirantes sertanejos, dos quais enfrentam os desafios de uma vida sendo invisibilizados. Na trama os filhos do personagem Fabiano não possuem nomes, sendo diferenciados como "mais novo" e "mais velho" recurso utilizado pelo autor para evidenciar a invisibilidade de tais personagens. Fora da ficção, tal quadro se perpetua na realidade contemporânea brasileira. Nesse viés, faz-se necessário combater a invisibilidade civil, afim de garantir acesso á cidadania no país.

Em primeira análise, vale destacar que a negligência governamental agrava progressivamente o cenário de invisibilidade civil. Uma vez que, a omissão governamental a respeito de tal quadro no país, dificulta em uma resolução eficiente do problema. Segundo dados obtidos do mapa da invisibilidade civil no Brasil estima-se que o número de brasileiros sem registro civil é em cerca de 19,05 milhões, o dado em questão demonstra a imensa quantidade de pessoas que vivem em total anonimato. Diante do cenário, torna-se imprescindível que medidas sejam tomadas para impedir o crescimento de tal dado.

Ademais, ressalta-se que o impacto na vida dos sujeitos que não possuem documentação é extremamente negativo. Tendo em vista que a Certidão de Nascimento é o documento mais importante do qual estabelece de forma oficial a existência do sujeito e proporciona benefícios básicos. Uma pessoa sem tal documento sequer existe para o governo, colocando-as à margem da sociedade. Nesse aspecto, a resolução da invisibilidade civil é algo que deve ser resolvido com urgência.

Desse modo, é de fundamental importância combater a invisibilidade civil e garantir o acesso à cidadania no Brasil. Dessa forma, cabe ao Ministério da Cidadania em conjunto com os Estados, promover campanhas em pró da importância da documentação e criar locais de ponto de apoio para que as pessoas possam fazer os documentos. Tal medida, deve ser tomada afim de levar à cidadania aos indivíduos evitando que histórias como as de Fabiano se repitam.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
97 Exibições
por Gi69
0 Respostas 
44 Exibições
por Thaina12
0 Respostas 
65 Exibições
por luanagama
0 Respostas 
107 Exibições
por Carlosd46
1 Respostas 
114 Exibições
por cbVitor
1 Respostas 
237 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
52 Exibições
por lugfol
0 Respostas 
58 Exibições
por elyrosalia
0 Respostas 
99 Exibições
por Graciele2400
1 Respostas 
69 Exibições
por Anajin

Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto, &e[…]

Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos do[…]

O quadro expressionista "O grito&quot[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM