Sob essa ótica, o Governo não viabiliza políticas públicas que mobilize a comunidade para se registrar, pois apesar de ser gratuito, a desinformação acerca da importância do Cadastro de Pessoa Física(CPF) torna difícil a amplitude no alcance das pessoas que devem acessá-lo. Assim, esse cenário se assemelha ao pensamento do exímio sociólogo Thomas Hobbes de que o Estado é o responsável pelo bem-estar social, logo, isso não condiz com as ações políticas na melhoria do cenário.
Ademais, outra perspectiva a analisar é a omissão midiática sobre a questão, tornando o empecilho praticamente nulo aos olhos da sociedade. De modo semelhante, o célebre pensador Platão criou "O mito da caverna" em que a escuridão da caverna impedia as pessoas ali dentro de enxergar a realidade. Assim, no plano midiático há comparação com a obra de Platão no que tange a cegueira da realidade, tal fato tornou-se comum à sociedade por banalizar a informatização das notícias.
Portanto, medidas devem ser tomadas à princípio do Estado, em garantir a ampla repercussão da relevância de se registrar, por meio de palestras e principalmente, da fiscalização federal em todos os estados para certificar-se dos direitos cidadãos à quem necessita deles. Também, vale inserir a mídia como fundamental na divulgação de mensagens ao público para possuir documentos e garantir sua cidadania, por intermédio das redes sociais e mobilidade social na construção do acesso igualitário de registro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.