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Por alunmalu567
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Na obra "O cortiço" do célebre escritor Machado de Assis, retrata-se a árdua realidade de brasileiros do século 19 que viviam em lares insalubres e, a maioria deles não possuía registro civil em decorrência das precárias condições vividas. Analogamente, o Brasil sofre com a falta de acesso que indivíduos carentes têm de adquirir a documentação cidadã devido a duas principais causas: Inadimplência estatal e omissão midiática.
Sob essa ótica, o Governo não viabiliza políticas públicas que mobilize a comunidade para se registrar, pois apesar de ser gratuito, a desinformação acerca da importância do Cadastro de Pessoa Física(CPF) torna difícil a amplitude no alcance das pessoas que devem acessá-lo. Assim, esse cenário se assemelha ao pensamento do exímio sociólogo Thomas Hobbes de que o Estado é o responsável pelo bem-estar social, logo, isso não condiz com as ações políticas na melhoria do cenário.
Ademais, outra perspectiva a analisar é a omissão midiática sobre a questão, tornando o empecilho praticamente nulo aos olhos da sociedade. De modo semelhante, o célebre pensador Platão criou "O mito da caverna" em que a escuridão da caverna impedia as pessoas ali dentro de enxergar a realidade. Assim, no plano midiático há comparação com a obra de Platão no que tange a cegueira da realidade, tal fato tornou-se comum à sociedade por banalizar a informatização das notícias.
Portanto, medidas devem ser tomadas à princípio do Estado, em garantir a ampla repercussão da relevância de se registrar, por meio de palestras e principalmente, da fiscalização federal em todos os estados para certificar-se dos direitos cidadãos à quem necessita deles. Também, vale inserir a mídia como fundamental na divulgação de mensagens ao público para possuir documentos e garantir sua cidadania, por intermédio das redes sociais e mobilidade social na construção do acesso igualitário de registro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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