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Por crol
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° os direitos a educação, saúde, trabalho e previdência social como inerente a toda cidadão brasileiro, porém esses direitos são impraticáveis sem um registro civil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro, como a negligência governamental e a falta de debates sobre o tema.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a invisibilidade no Brasil. Nesse sentido, o governo não apresenta a importância desse documento na sociedade para pessoas desinformadas, e pessoas que moram em comunidade afastadas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John lock, configura-se como uma violação do "contrato social" já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadão desfrutem de direitos indispensáveis, como a visibilidade social, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de interesse da sociedade de debater sobre o tema. A lei N° 9.534 tornou o registro civil gratuito no Brasil, porém quando se observa os dados dos números de pessoas sem registro de nascimento, fica exposto que os cidadãos que são atingidos por esse problema, são desinformados e não sabem como e onde retirar seus documentos.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério Público- órgão administrativo federal- faça palestras em comunidades afastadas, e ações comunitárias em escolas e praças sobre a finalidade do registro civil. Assim, se consolidará uma sociedade com mais visibilidade, onde o estado desempenha corretamente o seu "contrato social", tal como afirma John Lock.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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