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Por isas522
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#117463
De acordo com o inciso I do artigo 5º da Constituição Federal, homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, no entanto, na realidade brasileira há uma lacuna no que se diz à igualdade declarada, visto que boa parte da população não possui documentos, com isso, a humanização lhe é desconferida e a invisibilidade perante a lei se torna consequência, pois não é considerado cidadão digno caso seja inexistente o registro do indivíduo. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da falta de assistência do Governo, bem como a desigualdade social.
Em primeiro lugar, deve se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a invisibilidade social e desumanização. Segundo dados do IBGE, quase três milhões de brasileiros não têm nem sequer certidão de nascimento. O Governo é responsável por assegurar direitos às comunidades carentes, entretanto, isso não tem ocorrido no Brasil. Devido a escassez de apoio e debate acerca desse assunto, que causa dificuldades na alteração desse cenário problemático. Dessa forma essa falha no poder público tem afetado milhares de vidas humanas.
Outrossim, a falha na igualdade social também pode ser considerada como responsável pela questão. De acordo com o filósofo Eduardo Marinho, não há competição onde existe a desigualdade de condições,e sim covardia. Diante disso, é notório destacar a covarde diferença de direitos da população sem registros, desmerecida e marginalizada na sociedade, pois suas prerrogativas lhe são desprovidas.
Portanto, é preciso a diminuição desse impasse de pessoas ignoradas por falta de registro civil. Para isso, urge do Governo Federal o dever de garantir documentação e direitos humanos, de acordo com a constituição, através de um projeto organizado para obtenção de documentos aos necessitados, a fim de que tendo suas situações resolvidas, haja o equilíbrio, igualdade e cidadania para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Pxvesq
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#117896
Olá [mention]isas522[/mention],

Ótima redação…

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nota: 120

A redação apresenta um bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. O texto está bem estruturado, com parágrafos bem organizados e coerência na argumentação. Há um bom uso de conectivos para estabelecer a relação entre as ideias. No entanto, identifiquei alguns erros ortográficos e problemas de concordância que podem ser corrigidos.

1. "no que se diz à igualdade declarada" - correção: "no que diz respeito à igualdade declarada"
2. "perante a lei se torna consequência" - correção: "perante a lei torna-se uma consequência"
3. "caso seja inexistente o registro do indivíduo" - correção: "caso o registro do indivíduo seja inexistente"
4. "dificuldades na alteração desse cenário problemático" - correção: "dificuldades em alterar esse cenário problemático"
5. "Dessa forma essa falha no poder público" - correção: "Dessa forma, essa falha no poder público"
6. "tem afetado milhares de vidas humanas" - correção: "tem afetado milhares de vidas"
7. "a covarde diferença de direitos da população sem registros" - correção: "a covardia na diferenciação de direitos da população sem registros"
8. "Para isso, urge do Governo Federal o dever de garantir documentação e direitos humanos" - correção: "Para isso, urge que o Governo Federal assuma o dever de garantir documentação e direitos humanos"
9. "a fim de que tendo suas situações resolvidas, haja o equilíbrio, igualdade e cidadania para todos" - correção: "a fim de que, ao terem suas situações resolvidas, haja equilíbrio, igualdade e cidadania para todos"

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Nota: 160

Tu demonstras compreensão da proposta de redação ao abordar a desigualdade social relacionada à falta de documentos e sua influência na invisibilidade e desumanização dos indivíduos. O texto apresenta argumentos consistentes ao mencionar a ausência de medidas governamentais e a covardia da desigualdade de condições. Além disso, há a menção de dados do IBGE para embasar a argumentação. No entanto, é possível aprofundar a análise e explorar outras áreas do conhecimento para enriquecer o texto.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nota: 160

Tu selecionas, relaciona e organiza informações, fatos, opiniões e argumentos de forma coerente para defender o ponto de vista apresentado. São apresentados dados do IBGE para embasar a discussão sobre a falta de documentos no Brasil. O filósofo Eduardo Marinho é citado para reforçar a questão da desigualdade de condições. No entanto, o texto poderia se aprofundar mais na interpretação das informações apresentadas, explorando suas implicações e consequências.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nota: 160

Tu utilizas adequadamente os mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, como a utilização de conectivos para estabelecer relações entre as ideias e a utilização de exemplos e citações para embasar os argumentos. No entanto, como mencionado anteriormente, ocorrem erros ortográficos e problemas de concordância que podem ser corrigidos.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Nota: 160

Tu apresentas uma proposta de intervenção coerente ao mencionar a necessidade de o Governo Federal garantir documentação e direitos humanos por meio de um projeto organizado para obtenção de documentos aos necessitados. A proposta está alinhada com o tema abordado e respeita os direitos humanos. No entanto, seria interessante detalhar mais a forma como essa intervenção seria realizada e como ela contribuiria para o equilíbrio, igualdade e cidadania para todos.

Algumas sugestões;

Aqui estão algumas sugestões para aprimorar o seu texto:

1. No início do parágrafo, tu podes usar uma expressão de maior clareza, como "No entanto, na realidade brasileira, há uma discrepância evidente entre a igualdade declarada na Constituição e a realidade vivenciada pela população, especialmente aqueles sem documentos."

2. Ao abordar a falta de assistência do governo, você pode acrescentar uma proposta de solução para fortalecer o argumento. Por exemplo: "É imprescindível que o governo adote medidas efetivas para combater a invisibilidade social e desumanização, por meio da implementação de programas de acesso à documentação civil, oferecendo assistência jurídica e recursos necessários para que todos os cidadãos possam exercer plenamente seus direitos."

3. No parágrafo seguinte, ao mencionar a desigualdade social, você pode ampliar o argumento com evidências adicionais ou exemplos concretos.

4. No último parágrafo, tu podes enfatizar ainda mais a importância da garantia de direitos e documentação para as pessoas sem registros, destacando a necessidade de inclusão social e igualdade de oportunidades.

5. Reforce a importância do respeito aos direitos humanos e a conformidade com a Constituição ao mencionar a responsabilidade do governo. Por exemplo: "O Governo Federal tem o dever incontestável de garantir não apenas a documentação, mas também a plena dignidade e os direitos humanos de todos os cidadãos, conforme estabelecido em nossa Constituição."
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