Em primeiro lugar, deve se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a invisibilidade social e desumanização. Segundo dados do IBGE, quase três milhões de brasileiros não têm nem sequer certidão de nascimento. O Governo é responsável por assegurar direitos às comunidades carentes, entretanto, isso não tem ocorrido no Brasil. Devido a escassez de apoio e debate acerca desse assunto, que causa dificuldades na alteração desse cenário problemático. Dessa forma essa falha no poder público tem afetado milhares de vidas humanas.
Outrossim, a falha na igualdade social também pode ser considerada como responsável pela questão. De acordo com o filósofo Eduardo Marinho, não há competição onde existe a desigualdade de condições,e sim covardia. Diante disso, é notório destacar a covarde diferença de direitos da população sem registros, desmerecida e marginalizada na sociedade, pois suas prerrogativas lhe são desprovidas.
Portanto, é preciso a diminuição desse impasse de pessoas ignoradas por falta de registro civil. Para isso, urge do Governo Federal o dever de garantir documentação e direitos humanos, de acordo com a constituição, através de um projeto organizado para obtenção de documentos aos necessitados, a fim de que tendo suas situações resolvidas, haja o equilíbrio, igualdade e cidadania para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.